Cidadeverde.com

Brasil pede troca de interlocutor da copa

Imprimir
Em carta endereçada ao presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Batter, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta segunda-feira (5) ter recebido "com espanto" declarações do secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, que afirmou, na última sexta, que o Brasil precisava de um "kick up in the backside" ("chute no traseiro", em tradução próxima).

Secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke

Aldo oficializou, nesta segunda-feira (5), pedido de mudança de interlocutor entre a entidade e o governo federal. Valcke, por sua vez, referia-se à demora do país em aprovar a Lei Geral da Copa, que tramita no Congresso e estabelece diretrizes específicas para a realização do evento no país.

"A forma e o conteúdo das declarações escapam aos padrões aceitáveis de convivência harmônica entre um país soberano como o Brasil e uma organização internacional centenária como a Fifa", afirmou o ministro.

Aldo Rebelo e Jérome Valcke se estranharam neste fim de semana

"Diante desta realidade, o Governo Brasileiro não pode mais aceitar, nas suas tratativas com a Fifa, o Senhor Jérôme Valcke como interlocutor durante a preparação desse mundial", completou.

As declarações de Valcke geraram uma série de reações no governo ao longo dos últimos dias. O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, chamou o secretário-geral de "vagabundo". O presidente da Comissão Especial da Lei Geral da Copa na Câmara, deputado federal Renan Filho (PMDB-AL), classificou como "insultuosas" as críticas. O presidente da Câmara, Marco Maia, por sua vez, disse que declaração de Valcke merecia um "chute de volta".

O secretário-geral da Fifa já havia classificado no último sábado de "um pouco infantil" a decisão do Brasil de não aceitá-lo mais como interlocutor da entidade por suas críticas. "Se o resultado (de minhas declarações) é que não querem mais falar comigo, se não sou a pessoa com quem querem trabalhar, então é um pouco infantil", disse.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais