Cidadeverde.com

Sancionada lei que beneficia portadores de lúpus em Teresina

Imprimir
O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, sancionou o projeto de lei n° 4.161 dos vereadores Renato Berger (PSDB) e Dr. Pessoa (PSD), que dispõe sobre a política de conscientização e orientação sobre o Lúpus Erimatoso Sistêmico (LES) e o Lúpus Erimatoso Discóide (LED) através da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo o vereador Renato Berger (PSDB), a lei compreende ações como campanhas de divulgação com o objetivo de mostrar as características da doença, precauções a serem tomadas pelos portadores, tratamento adequado, prevenção, além de suporte familiar. 

“As campanhas vão incluir a distribuição de encartes e folders a respeito da doença para a população e ficará disponibilizado no site da prefeitura todas as informações necessárias para conviver com a mesma”, explicou.

O LES e LED são doenças crônicas de causa desconhecidas que causam alterações fundamentais no sistema imunológico. “Uma pessoa que tem lúpus desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais podendo afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Mas o lúpus não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, no entanto deixa seqüelas”, declarou Maria do Socorro, presidente da Associação dos Amigos e Pacientes com Lúpus do Piauí (AMPLU).

A lei determina também a implantação de um sistema de coleta de dados dos portadores da doença visando detectar o índice de incidência da mesma na capital e contribuir para o aprimoramento das pesquisas científicas no setor.

O parlamentar já apresentou outro projeto recentemente na Câmara Municipal de Teresina para beneficiar os portadores de lúpus que consiste na distribuição de medicamentos necessários para o controle da doença, entre eles, os bloqueadores, filtros e protetores solares, cujo uso é imprescindível aos portadores. 

“A doença deve ser discutida e o poder público precisa distribuir os medicamentos e os protetores solares regularmente, devido ao aumento dos índices da doença na capital, principalmente porque um dos fatores de risco é a exposição à luz solar”, afirmou Renato Berger.


 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais