Cidadeverde.com

60 ou 70? Idade de Jorge Ben Jor gera polêmica na web

Imprimir
O menino que se tornou cantor, mas que sonhava em ser jogador de futebol foi notícia nas redes sociais nesta quinta-feira (22), data do seu aniversário. Toda a discussão na internet foi devido a idade de Jorge Ben Jor. A data de nascimento é 22 de março. O probleminha tão comentado era devido ao ano de seu nascimento: 1942 ou 1945? Afinal, ele completa 70 ou 67 anos?


Diversos sites nacionais exibiram especiais de 70 anos do cantor, uma página não oficial do músico no Facebook também postava centenas de mensagens de parabéns e o programa da Globo News – Arquivo  colocou no ar um especial de uma hora. Após várias tentativas de contato com Jorge Ben Jor, a assessoria de imprensa do cantor colocou fim ao mistério.

Procurada pela equipe do Território Eldorado, a assessoria do músico carioca confirmou por e-mail o ano correto: “o aniversário de Jorge Ben Jor é dia 22 de março de 1945”, diz o texto. Confira abaixo especial com playlist, discografia e galeria de fotos com diferentes fases da carreira de Jorge Ben Jor que nesta quinta-feira, completa 67 anos.


O começo

A história de Jorge Duílio Lima Meneses - Jorge Ben Jor - começa em Madureira, no Rio de Janeiro. Foi lá onde ele nasceu, mas foi criado no Catumbi. Chegou a integrar o time infanto-juvenil do Flamengo, mas o projeto não foi para frente. A música estava no sangue.

Com treze anos de idade ganhou seu primeiro pandeiro e aos 15 anos já soltava a voz no coro de igreja. Três anos depois, sua mãe lhe presenteou com um 1º violão e a partir daí começou a fazer shows pelo Rio de Janeiro. As apresentações eram para poucas pessoas em pequenas festas e boates. No repertório: bossa nova e rock and roll.

"Mas que Nada" foi o grande trunfo da sua carreira. Nos anos 60, subiu ao palco e cantou a canção para um pequeno público. Para a sorte dos admiradores da boa música na plateia estava um executivo da gravadora Philips. Resultado. Tempos depois, lançava o seu primeiro compacto. Além de Mas que Nada, o trabalho incluia Por Causa de Você, Menina. Em seguida, veio o primeiro LP, Samba Esquema Novo.

"Mas que Nada"

A canção foi seu primeiro hit. No Brasil e no exterior a música fez muito sucesso. A faixa é uma das canções em língua portuguesa mais tocada nos Estados Unidos. Recentemente, ganhou uma versão do pianista brasileiro Sérgio Mendes com o Black Eyed Peas que voltou a colocar a faixa nas festas e nas rádios do mundo inteiro.

O fim dos anos 60 até o começo dos 80 foram marcantes na carreira de Jorge Ben Jor. O músico foi convidado para alguns programas de TV e chamava atenção pelo suingue musical. No d"O Fino da Bossa" que tinha no comando Elis Regina e a Jovem Guarda de Roberto Carlos estourou com "Cadê Tereza?", "País Tropical", "Que Pena" e "Que Maravilha". Daí para frente foi um sucesso após o outro. “Santa Clara Clareou/Zazueira”, “W/Brasil (Chama o Síndico) e Taj Mahal são alguns deles.

Fonte: Estadão
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais