Cidadeverde.com

Lei A. Tito Filho lança livro de Gabriel Archanjo

Imprimir

A Lei A. Tito Filho está retomando projetos de 2008 e 2009, e já publica, na terça-feira próxima (27), às 20h, o livro de Gabriel Archanjo, intitulado “Gravuras Piauiense”. O lançamento se dará às 20h na Casa da Cultura de Teresina.


O artista plástico Gabriel Archanjo nasceu em Teresina em 1963. Autodidata, sua produção é assinada pelo subjetivismo e forte marca da linha e ritmo caligráfico. Animais, árvores, naturezas-mortas, figuras humanas, especialmente a feminina, tudo se torna motivo para a pintura, trazendo sob seus signos, consideráveis doses de sensualidade.


Seu espaço pictórico é bidimensional, embora haja volume sugerido pelo jogo do claro e escuro. A utilização ideal da linha numa trama de beleza plástica revela a fantasia de sutil vibração, de caminhos que incitam o observador ao toque, e o envolve num clima de mistério. A pincelada lisa é mais característica em seus trabalhos, embora o empaste, aplicado em menor grau, acentue áreas de interesse. Em muitos trabalhos há grafismos de cunho ornamental.


Criada com o objetivo de financiar o trabalho de artistas através de incentivos fiscais, a Lei A. Tito Filho já possibilitou o lançamento de centenas de projetos culturais nas mais diferentes áreas. Depois de uma reformulação e a regularização dos projetos pendentes, um novo edital será lançado ainda neste semestre para beneficiar novas produções.


A Lei A. Tito Filho (Lei nº 2.194) foi criada em 1993 e já possibilitou o financiamento de vários projetos em diversas áreas, o que tem contribuído para incrementar o cenário cultural da cidade. O incentivo fiscal às empresas dá-se com o ressarcimento total, pela Prefeitura de Teresina, através de desconto de ISS e IPTU (ou seja, 100% do valor investido no limite de 20% do imposto devido). O artista entrega seu projeto à Secretaria da Lei que o repassa ao Conselho Municipal de Cultura, para apreciação e posterior aprovação nas diversas áreas.


A Lei recebeu esse nome em homenagem ao Professor Arimatéa Tito Filho, escritor, que foi membro da Academia Piauiense de Letras e grande incentivador da produção e valorização da cultura teresinense.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais