Cidadeverde.com

Casos de dengue no Piauí caem 48% em comparação com 2011

Imprimir
Boletim da Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde mostra uma redução dos casos de Dengue no Piauí em 48,3%. Até o dia 13 de abril foram contabilizados 3.193 casos. No mesmo período do ano passado eram 6.176.

Teresina segue como a cidade com mais notificações de casos, 1702, no total. Em seguida aparecem Floriano (222 casos), São Raimundo Nonato (155), Piripiri (117), Beneditinos (96), Oeiras (74), Caracol (63), Jose de Freitas (60), Pio IX (54), Miguel Alves (48), Água Branca (47), Pedro II (37), Ribeiro Gonçalves (30), Picos (26), Campo Maior (21), Sebastião Leal (12) e Jurema (12).

Segundo o boletim, o Piauí já registrou em 2012 dois óbitos por conta da doença. Um em Floriano e o outro em Teresina.

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, faz um apelo à população quanto a prevenção. "Evitem deixar água parada. A Dengue está mais severa. Não deixe lixo nos quintais. São medidas simples que ajudam a combater a Dengue. A população também precisa fazer a sua parte", afirma.

Telma Evangelista ressalta que ao aparecer os primeiros sintomas, o paciente deve procurar logo atendimento médico. "Os sintomas mais comuns são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça e dor atrás dos olhos", alerta.

O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais