Cidadeverde.com

SAMU recebe ações do Programa Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Oeiras

Dando seguimento às ações do Programa de Assistência Direta à Saúde do Trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou esta semana uma série de procedimentos com a equipe de profissionais do SAMU de Oeiras. Na ocasião, os servidores passaram por exames laboratoriais, consultas médicas e sessões de terapias integrativas, como a acupuntura auricular e ventosas.

O objetivo é prevenir agravos decorrentes do exercício laboral, promover hábitos de vida saudáveis, assistir clínica e integralmente o profissional e proporcionar um programa de educação permanente com temas relacionados à saúde, manejo de resíduos de serviços de saúde e biossegurança.

O Programa de Assistência Direta à Saúde do Trabalhador foi iniciado em 2017, atendendo apenas servidores da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2019, a iniciativa foi ampliada para todas as secretarias municipais, tendo atendido, até agora, mais de 300 profissionais, oferecendo exames laboratoriais, acompanhamento nutricional, atendimento odontológico, consultas médicas e terapias integrativas.

Contribuindo para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção da qualidade de vida dos servidores, o Programa já diagnosticou casos de diabetes, hipertensão, obesidade e hiperlipidemia.

A iniciativa faz parte da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Ministério da Saúde, medida alinhada ao conjunto de políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a transversalidade das ações de saúde do trabalhador e do trabalho.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais