Cidadeverde.com

Centro de Castração de Cães e Gatos retoma cirurgias em Oeiras

Após um período com atividades suspensas por conta da pandemia, o Centro de Castração de Cães e Gatos de Oeiras retomou, esta semana, as cirurgias de castração de animais. Os procedimentos estão sendo realizados, inicialmente, apenas em gatos, às terças e quintas-feiras, atendendo à demanda de animais já cadastrados.

Novos cadastros só serão abertos após a conclusão de todas as castrações agendadas. Hoje, o Centro realiza, em média, 12 cirurgias por semana e tem cerca de 50 animais cadastrados, aguardando a cirurgia.

“Antes da castração, realizamos uma avaliação dos animais para saber se está tudo bem para fazer a cirurgia. Segundas e quartas, o Centro faz o agendamento das cirurgias, que são realizadas às terças e quintas, no turno da manhã”, explica a médica veterinária, Lays Viana.

Ela acrescenta que, após realizar a cirurgia de todos os animais que estão na fila, o Centro fará as castrações alternadamente, envolvendo animais com tutores de baixa renda e animais de rua. A equipe do Centro e a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão traçando um plano de ação para castração dos animais de rua da cidade.

Inaugurado em 2019, o Centro de Castração de Cães e Gatos faz parte das ações de controle populacional de animais de rua e prevenção de riscos à saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de contribuir para a redução da transmissão de doenças à população. O espaço conta com salas de pré e pós-operatório e um centro cirúrgico destinado à castração gratuita dos animais. 

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais