Cidadeverde.com

Coleta seletiva: Oeiras recicla mais 24 toneladas de pneus

Para diminuir o impacto causado pela geração de lixo, a Prefeitura de Oeiras oferece à população o serviço de coleta seletiva. Em três anos de atividades, mais 1.300 toneladas de material reciclável já foram recolhidos na cidade.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos encaminhou para reciclagem mais 24 toneladas de pneus recolhidos em Oeiras. O trabalho de recolhimento dos pneus foi iniciado em 2019 e acontece a cada três meses.

Os pneus são coletados em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Após a coleta, o material foi armazenado no Centro de Reciclagem, no Bairro Uberaba, e em seguida, recolhido pela Reciclanip, associação responsável pela logística reversa dos pneus, que recolhe e encaminha o material para destinação ambientalmente correta.

A ação é uma medida de responsabilidade ambiental e de saúde pública promovida pela Prefeitura Municipal, evitando que esses materiais sejam jogados nas ruas e terrenos baldios, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores de doenças, como ratos e baratas. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e da saúde pública, a reciclagem de pneus possibilita um novo arranjo econômico no município, com a geração de trabalho e renda.

Coleta seletiva nos estabelecimentos da rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou esta semana mais uma etapa do projeto de coleta seletiva de resíduos nos estabelecimentos da rede de assistência à saúde vinculados à SEMUSA.

Através do RECICLASEMUSA, os resíduos passíveis de reciclagem deixam de ser descartados ou encaminhados para o lixão/aterro sanitário e passam a ser enviados para reciclagem ou reutilizados, tendo como ponto inicial a coleta seletiva na fonte, como forma de contribuir para uma produção mais limpa e agregada de valor econômico e social.

Norteada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um conjunto de procedimentos de gestão a partir de bases técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente em Oeiras.

João Bandeira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais