Cidadeverde.com

Oeiras promove ações para logística reversa de resíduos de medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Assistência Farmacêutica, está dando continuidade à implementação da Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos no município de Oeiras. O objetivo é promover o descarte adequado de medicamentos vencidos ou em desuso e alertar a população sobre os riscos da automedicação. Através do projeto, são realizadas atividades educativas dentro das estratégias de Saúde da Família das zonas urbana e rural do município.

Com isso, a Assistência Farmacêutica em parceria com a Vigilância Sanitária realizam periodicamente a mobilização dos agentes comunitários de saúde para incentivarem os usuários sobre a importância de encaminhar para a Unidade Básica Saúde (UBS) de referência os medicamentos que não estão mais sendo utilizados.

A ação visa, ainda, reduzir os impactos à saúde humana e ao meio ambiente, decorrentes do ciclo de vida dos produtos, além de conscientizar a população sobre o uso racional dos medicamentos e descarte adequado. Os postos de coleta estão disponíveis nas UBS de todo o município.

Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta, a sustentabilidade ambiental e a restituição dos resíduos para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais