Cidadeverde.com

Saúde de Oeiras oferece exames pulmonares na Atenção Básica

A Atenção Básica é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Trabalhando para ampliar a resolutividade no atendimento aos oeirenses e proporcionar soluções que garantam o acesso dos pacientes a métodos que asseguram melhorias na qualidade de vida, a Prefeitura de Oeiras está sempre inovando.

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a oferta de exames de espirometria, que dão suporte ao tratamento de pacientes com doenças pulmonares crônicas. Os exames estão sendo feitos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rosário, após encaminhamento médico e agendamento prévio.

Em outubro do ano passado, após adesão junto ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Oeiras enviou a enfermeira Geórgia Salanne, da UBS do Rosário, para participar de uma qualificação sobre tele-espirometria, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Com isso, a profissional está apta para realizar o exame no município.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é sempre oferecer ferramentas que auxiliem a continuidade do cuidado aos pacientes com doenças crônicas na Atenção Primária, envolvendo a capacitação de profissionais e oferecendo suporte às decisões clínicas das equipes de saúde.

No Piauí, além de Oeiras, apenas dois municípios oferecem o exame de espirometria na Atenção Básica (Picos e Parnaíba). O esforço para qualificar os serviços de saúde garante atendimento com eficiência perto da casa dos oeirenses. 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais