Cidadeverde.com

Censo 2022 visitará mais de 12 mil residências em Oeiras, estima IBGE

Começou nesta segunda-feira, 1º, a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Oeiras, foram contratados quatro supervisores e 31 recenseadores, que já estão nas ruas para obter informações sobre a população do município, em 94 setores, distribuídos pelas zonas urbana e rural.

A previsão do IBGE é que, em toda a cidade, mais de 12 mil residências sejam visitadas até outubro, quando as atividades de coleta serão concluídas. Além da contagem populacional, o Censo coleta dados que contribuem para traçar um perfil completo da população brasileira.

As informações trazem dados sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. Os dados são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

O coordenador de área do IBGE em Oeiras, Rafael de Araújo, destaca a importância dos recenseadores serem bem recebidos pela população. “Que a população receba bem o recenseador prestando todas as informações solicitadas nas perguntas dos questionários, porque são muito importantes para o planejamento público para a próxima década”, enfatiza.

Todos os recenseadores irão às casas uniformizados. “Se quiserem podem verificar a identidade do recenseador. Ele estará devidamente caracterizado com colete, crachá, boné, bolsa e o equipamento de coleta. No crachá tem um QR-Code que pode ser lido e nele é verificada a identidade o recenseador”, informa Rafael de Araújo.

O Posto de Coleta do Censo está localizado no Mercado Municipal Dona Lili, na sala da administração. 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais