Cidadeverde.com

Êxito na saúde leva Oeiras com nota máxima no Previne Brasil

Mais uma vez, o município de Oeiras atingiu a nota máxima nos indicadores do Previne Brasil – o programa do Governo Federal que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde. O resultado é referente ao primeiro quadrimestre de 2023 e leva em consideração dados apresentados pelo painel do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde.

A nota máxima é uma conquista para a cidade, pois é a Atenção Primária à Saúde (APS) que cuida da base, através da integração de ações preventivas e oferecendo uma atenção integral à saúde dos oeirenses. “Pelo segundo quadrimestre consecutivo, o município de Oeiras tem a nota máxima em cada um dos indicadores, que são determinados a nível nacional. Destacamos o grande envolvimento por parte dos profissionais, que desenvolvem essas ações com muito zelo, responsabilidade e muito compromisso. É exatamente assim que colhemos o fruto deste trabalho”, ressalta Auridene Moreira, secretária municipal de Saúde.

O prefeito José Raimundo pontua que, promovendo serviços resolutivos, presentes e humanizados, o município oferece aos oeirenses uma Saúde nota 10. “Parabenizamos e agradecemos todos os profissionais, que atuam tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Tudo isso é provimento de quem trabalha com compromisso. Oeiras, entre as cidades com mais de 10 mil habitantes, continua em primeiro lugar do Piauí”, observa Zé Raimundo.

Além de avaliar a qualidade dos serviços de Atenção Primária oferecidos aos usuários do sistema público, os resultados obtidos pelo município são utilizados como base de cálculo para o financiamento das ações na área da saúde.

Previne Brasil

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde, instituído em 2019, que visa a fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da promoção e integração de ações de prevenção e promoção à saúde, diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças e agravos à saúde. O índice é calculado a cada quatro meses e possui sete critérios que avaliam as ações do município nas áreas de saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.  

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais