Cidadeverde.com

MEC autoriza criação de unidade gestora do IFPI do Sertão

Foi dado o primeiro passo para criar o Instituto Federal do Sertão Piauiense (IFPI do Sertão). O ministro da Educação, Aluísio Mercadante, autorizou a instalação de uma unidade gestora independente em Oeiras para preparar a região que terá uma reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 

É o início do processo para futura instalação do IFPI do Sertão, proposta apresentada ao MEC (Ministério da Educação) pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), em maio deste ano. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira, vai se reunir com o deputado Assis para elaborar um calendário e agendar uma visita técnica para cumprir a determinação do ministro.

A decisão de instalar a unidade gestora foi tomada pelo ministro durante reunião com o deputado Assis Carvalho e o reitor do IFPI, Francisco Santana. A sugestão é que o IFPI do Sertão atenda aos Territórios de Desenvolvimento Vale do Guaribas, Vale do Canindé, Serra da Capivara, Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas, devendo continuar vinculados ao IFPI os Territórios de Desenvolvimento Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios e Vale do Sambito, onde moram mais de 2 milhões de piauienses. Dentre os critérios para a definição de cidades-polo, está a distribuição territorial equilibrada das novas unidades, a cobertura do maior número possível de regiões e a sintonia com os arranjos produtivos sociais e culturais locais “a fim de consolidar o comprometimento da educação profissional e tecnológica com o desenvolvimento local e regional”, afirma Assis Carvalho.

A proposta do deputado é que a sede desse novo Instituto seja na cidade de Oeiras, por conta da sua localização estratégica dentro dos territórios envolvidos. “Os Institutos Federais visam o desenvolvimento regional, mas o IFPI tem dificuldade de cumprir essa diretriz devido à extensão territorial do Estado, as especificidades regionais e também a burocracia. Pela localização, Oeiras vai permitir reduzir em muitas horas o deslocamento entre diversas cidades do Estado e a sede da reitoria, localizada hoje na capital do Estado. A criação do IFPI do Sertão Piauiense é uma alternativa para efetivar as diretrizes da política nacional de educação tecnológica”, argumenta Assis. Nos próximos meses, Oeiras deve inaugurar a sua sede do IFPI.

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica está em plena expansão e recebendo cada vez mais investimentos do MEC a fim de cumprir uma das principais diretrizes dos Institutos Federais: promover as potencialidades regionais. No Piauí são 11 campi do IFPI: dois em Teresina e nas cidades de Parnaíba, Floriano, Picos, Uruçuí, Corrente, São Raimundo Nonato, Angical, Paulistana e Piripiri. Estão em fase de conclusão mais três unidades: Pedro II, Oeiras e São João do Piauí. Recentemente, foram assinadas ordens de serviço para Valença, Cocal e Campo Maior.

Atualmente, o Brasil possui 354 Institutos Federais, com mais de 400 mil vagas em todo o país; e com outras 208 novas escolas previstas para serem entregues até o final de 2014, totalizando 562 unidades que, em pleno funcionamento, gerarão 600 mil vagas.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: