Cidadeverde.com

Assis consegue incluir Universidade Federal para Oeiras no orçamento de 2013

O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) conseguiu incluir, no Orçamento 2013 do Governo Federal, o projeto de expansão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para Oeiras. O parlamentar, que é membro da CMO (Comissão Mista do Orçamento), conseguiu a inclusão através do presidente da CMO, deputado Paulo Pimenta (PT/RS), e do presidente da subcomissão de Educação, deputado Waldenor Pereira (PT/BA). "A região de Oeiras precisa ter acesso a cursos voltados para as potencialidades regionais de modo a promover o desenvolvimento do estado", disse o parlamentar. O centro de ensino superior deverá atender a 17 municípios da região.


Desde 2009, o Deputado Assis desenvolve ações visando a implantação da Universidade em Oeiras para atender a região do Vale do Canindé com sete cursos, sendo cinco bacharelados e duas licenciaturas. A doação do terreno para construção da sede foi conseguida há dois anos, quando o reitor assinou protocolo de intenções e a equipe da UFPI elaborou projeto, que está orçado, inicialmente, em R$ 350 milhões. No final do ano passado, o deputado Assis conseguiu incluir recursos no Plano Plurianual para expansão da UFPI.

Em maio deste ano, durante reunião com a bancada federal do PT em Brasília, o ministro da Educação, Aluízio Mercadante, havia assegurado a criação de uma Universidade Federal na cidade de Oeiras, garantindo a continuidade do processo de estudo do projeto através de análise de equipes do Ministério da Educação.


Mais UFPI. No ano passado, o deputado Assis também conseguiu o empenho de R$ 1,8 milhão de emenda parlamentar para o campus de Bom Jesus. E articula a implantação de um campus da UFPI em Esperantina para atender a região dos Cocais que precisa de maior qualificação para desenvolver potencialidades como a piscicultura.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais