Cidadeverde.com

Símbolo histórico do Piauí, Casa da Pólvora é reformada pelo Iphan

A Casa da Pólvora foi devolvida à população de Oeiras, Piauí. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promoveu os serviços de consolidação das alvenarias, recomposição da cobertura, drenagem e proteção contra a ação das águas pluviais. 


A obra, no valor de R$ 38.310,00, foi executada pela Érica Construções ltda. com recursos e fiscalização do Iphan do Piauí. Os moradores da vizinhança tiveram papel relevante, dando apoio aos operários, auxiliando a fiscalização, e compartilhando os conhecimentos dos mais velhos sobre a edificação.

Bem de valor inestimável à história do Piauí, este monumento é de propriedade da comunidade local que o vigia e o mantém. Esta é provavelmente a única edificação militar do período colonial no Piauí ainda existente, visitada quase diariamente por turistas e estudantes.

Durante a intervenção foram identificados elementos que auxiliarão na historiografia do monumento, como as marcas de intervenções anteriores e escavações recobertas há pelo menos 50 anos, que não constam em livros, tampouco em relatos de historiadores e memorialistas.

A chave da Casa da Pólvora foi devolvida à comunidade, que a guardará e continuará responsável pela segurança deste Bem, integrante do Conjunto Histórico e Paisagístico de Oeiras.

Fonte: Iphan
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: