Cidadeverde.com

Fundadora do Grupo Bandolins de Oeiras morre aos 92 anos

A musicista Lilásia Freitas do tradicional grupo de Bandolins de Oeiras faleceu vítima de debilidade múltipla de órgãos na noite deste domingo (03). De acordo com o filho Ferrer Freitas, a mãe, que tinha 92 anos, sofria do mal de Alzheimer e faleceu na própria residencia. A artista deixou 11 filhos, 29 netos  e 12 bisnetos.


O conjunto, que tocava em saraus e igrejas, decidiu formar o grupo durante a comemoração de 250 anos da Catedral da primeira capital do Estado, ainda na década de 80 a partir da iniciativa das senhoras instrumentalistas. 

Formado por Lilásia Freitas, Rosário Lemos, Maria José Ferreira, dona Nieta, dona Petinha e a regente Celina Martins, o grupo é uma das atrações artísticas mais excepcionais do Piauí  e acumula em sua carreira a gravação de um CD e apresentaçãoes em grande parte do Brasil e países como Argentina e Uruguai


Ferrer Ferreira explica que, devido a idade avançada das integrantes, as apresentações não ocorrem mais com tanta frequência e que um outro grupo já está sendo formado para manter a tradição.

"O grupo Bandolins de Oeiras já se apresentou em muitos lugares e para personalidades como o presidente Lula, quando recebeu do Ministro da Cultura a Medalha de Ordem do Mérito Cultural. Devido a idade delas, a última apresentação que foi em 2008 no programa do Jô Soares", conta o filho. 

O corpo de Lilásia Freitas está sendo velado na residência localizada na Rua André Holanda  e será enterrado no cemitério novo, às 16h.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais