Cidadeverde.com

Trinta mil eleitores farão recadastramento biométrico

Cerca de 30 mil eleitores farão recadastramento biométrico feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) em Oeiras. O processo inicia nesta sexta-feira (08) e se estende até o dia 31 de março de 2014.

Uma sala especial com quatro terminais de atendimento foi instalada na sede do cartório eleitoral de Oeiras para atender a demanda do município.

De acordo com Antônio Bittencourt, juiz da 5ª Zona Eleitoral, todos os eleitores do município de Oeiras estão intimados a comparecer, no mês de seu aniversário, ao cartório eleitoral para fazer o recadastramento biométrico. “Quem não comparecer vai ter o título cancelado e vai deixar de ser eleitor”, afirma o juiz.


O recadastramento é obrigatório a todos os eleitores, inclusive para aqueles cujo voto é facultativo, sob pena de terem o título cancelado. Cidadãos que forem tirar o título pela primeira vez em Oeiras, já serão identificados pelo sistema biométrico.

Biometria

Bittencourt diz que o novo sistema reduz a possibilidade de fraudes eleitorais, dá mais transparência ao pleito e amplia a segurança da votação. “Hoje, mesmo havendo uma fiscalização eficaz, é possível burlar. Com a biometria não haverá a possibilidade de um eleitor se passar por outro”, esclarece o juiz da 5ª Zona Eleitoral.

Além de Oeiras, Teresina, Parnaíba e Luís Corrêa vão passar pelo recadastramento biométrico eleitoral.

De acordo com o juiz eleitoral, o eleitor que for se recadastrar pode fazer o agendamento através do site do TRE-PI, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

O recadastramento é gratuito e o eleitor deve apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, documento de identificação oficial com foto, CPF e comprovante de residência.


Com informações Portalvelhacap
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais