Cidadeverde.com

Barragem de Oeiras recebe peixamento e novos equipamentos para psicultura

“A criação de peixes é uma das armas do governo para enfrentar a seca na região do semiárido piauiense e por isso vamos dotar as principais barragens do estado de infraestrutura capaz de promover a geração de renda para o homem do campo”. A declaração foi feita nesta quinta-feira (21) pelo governador Wilson Martins, na divisa dos municipios de Oeiras e São Francisco do Piauí, durante a entrega de mais um kit de apicultura, agora beneficiando comunidades dos dois municípios.


Os pescadores receberam um barco a motor, cem tanques-redes, ração, bóias de sinalização, balanças, coletes,  fábrica de gelo e frezer, além de outros equipamentos para piscicultura, num investimento superior a R$ 167, 8 mil.

O kit faz parte do programa de fortalecimento da infraestrutura da piscicultura no Piauí, que vai atender, de imediato, a dez grandes barragens do estado. “Onde existir vocação para a criação de peixes, o governo vai ajudar”, garantiu Wilson Martins.

A barragem Salinas possui o segundo maior reservatório de água do Piauí. Com capacidade para 500 milhões de metros cúbicos de água, só perde para a de Boa Esperança, no município de Guadalupe. Durante muitos anos, foi utilizada apenas como área de lazer, sem qualquer programa de geração de emprego e renda. Agora, além da piscicultura, suas águas também serão usadas para irrigação.


Ao chegar ao povodo Salinas, Wilson fez o peixamento da barragem e anunciou que o governo vai garantir ração para o primeiro ciclo de produção, que ele considera como o mais caro. “O dinheiro da primeira etapa vai se transformar em capital de giro e financiar o ciclo de produção”, explicou Wilson Martins. 

“Vamos trabalhar juntos, para melhotar a produção e a qualidade de vida da comunidade. Vocês estão recebendo todo o equipamento necessário para produzir mais”, destacou o governador.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, os investimentos que o governo vem fazendo em piscicultura são muito importantes, porque oferecem uma alternativa ao homem do semiárido, que hoje enfrenta uma das maiores seca de sua história. “Precisamos de alternativas e esta é uma delas”, pontuou.

O governador também fez a entrega de um trator, a ser utilizado pela comunidade, através da associazção de moradores. 

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais