Cidadeverde.com

Programa de Piscicultura beneficia 11 famílias em Oeiras

Visando beneficiar famílias, gerando emprego e aumentando a renda, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), instalou na barragem Salinas, localizada no município de Oeiras, o Programa de Fortalecimento da Infraestrutura da Piscicultura no Piauí, o que irá beneficiar 11 famílias diretamente.


De acordo com o secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, o programa visa fortalecer a base da Cadeia Produtiva da Aquicultura junto às comunidades rurais dos municípios com grande potencial para a atividade, incluindo pescadores profissionais, artesanais, aquicultores e a comunidade rural na produção de peixes em tanques-rede, através da celebração de parcerias para implantação e operação de  unidades produtivas, incluindo investimento em equipamentos e estruturas de cultivo e apoio.

No programa também está incluso o custeio de insumos, suprindo com infraestrutura pública a melhoria das condições de produção, comercialização e gestão das atividades aquícolas e correlatos, criando novos postos de trabalho e aumento da renda dos produtores beneficiados pelo projeto, fortalecendo as parcerias entre os produtores e o poder público como forma de garantir o desenvolvimento sustentável da atividade.

Para o secretário de Agricultura do município de Oeiras, Jonas Alves dos Santos, a despesca deverá acontecer de seis em seis meses, beneficiando as famílias na barragem Salinas das comunidades Araújo, Craíbas e Tamboril. “O programa é muito bom porque vai explorar o potencial da Barragem Salinas e vai ajudar na geração de emprego e renda para essas famílias, proporcionando uma maior qualidade de vida para os beneficiários, fazendo o nosso município autossustentável na produção de carne de peixe”, disse.

O valor total do projeto foi de R$ 167.812,79, tendo como fonte de recursos o Banco Mundial, o Governo do Estado e a SDR. O recurso foi aplicado na aquisição de um barco, uma carreta reboque para barco, um motor de popa, 100 tanques-rede piscicultura, 28 tanques-rede alevino, uma rede classificadora de peixes, 10 poitas em concreto, 10 boias de sinalização amarela, 160 cordas de nylon paraná, um flutuante de despesca, três puçás, três puçás 40 x 30cm, três puçás 40 x 30cm malha 20mm, 15 bombonas plásticas 50 litros e 15 caixas térmicas isopor 120L.

Completam ainda a lista de equipamentos: uma balança de 150kg, uma balança de gancho digital de R$ 40kg, quatro coletes salva-vidas, uma máquina para fabricação de gelo escama, um freezer horizontal duas tampas e a construção de um galpão de apoio à piscicultura. Além de Oeiras, o programa já foi instalado em Patos, Curimatá, Francisco Macedo, Piracuruca, Conceição do Canindé, Pio IX e Luzilândia.                      

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais