Cidadeverde.com

Cojuv inicia 5ª edição da Caravana da Juventude Quilombola em Oeiras

A V Caravana da Juventude Quilombola chegou à primeira capital do Piauí e iniciou as suas atividades na noite desta sexta-feira (5), no Cine Teatro Oeiras. O evento é organizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Sasc) e o grupo Coisa de Nêgo.


Durante a abertura, o coordenador da juventude Plínio Dumont falou da importância da Caravana para a valorização dos jovens e seu respectivo desenvolvimento e destacou o compromisso do Governo do Estado do Piauí em firmar politicas públicas voltadas para a juventude, através dos projetos da Cojuv em parceria com os municípios. “Hoje me sinto gratificado em poder contar com grandes parceiros para poder realizar estes eventos”, pontuou.

Dumont acrescentou que a quarta edição da Caravana vem trazendo novidades para os jovens de Oeiras. “Foi feito um termo para a entrega dos equipamentos de percussão para o município. Os jovens terão a oportunidade de aprender a tocar esse instrumento e depois repassar esses conhecimentos para outras pessoas que quiserem aprender”, afirma.


O coordenador afirmou ainda aos jovens da cidade que no dia 18 de maio será realizada a Batalha do Mocha, que será uma oportunidade de valorizar o seguimento hip hop, no município. O evento contará com uma estrutura muito boa e os jovens que participarem das batalhas de hip hop, estarão concorrendo a premiação no valor de R$ 2.000 mil.

O representante do grupo Coisa de Nêgo, Gilvano Quadros agradeceu à Cojuv por abraçar o projeto da Caravana da Juventude Quilombola que, segundo ele, é tão diversificado e contribui para a integração dos jovens afrodescendentes. “Aproveito para informar que todos que participarem dos três dias do evento irão sair maravilhados e terão a oportunidade de participar de atividades tão ricas e trabalhadas na valorização do povo negro”, afirma.


A abertura finalizou com apresentações culturais regionais do município de Oeiras, seguido apresentação do grupo Coisa de Nêgo. Os participantes receberam ainda um material informativo sobre a Caravana da Juventude Quilombola que traz os resultados das edições realizadas nos municípios de Santa Cruz do Piauí, Isaías Coelho, Esperantina e Valença.

Também participaram da cerimônia representantes do poder público municipal da cidade de Oeiras e regiões vizinhas dentre eles, o secretário de cultura de Oeiras, Stefano Ferreira; o secretário de juventude de Oeiras, Nestor Júnior; o secretário de juventude da cidade de São João da Varjota, Nonato Barbosa; o prefeito de Cajazeiras, Ademar da Silva Carmo Neto; a representante da comunidade quilombola Canadá, Maria Dalva; dentre assessores e representantes da sociedade civil.

O acesso às atividades da Caravana é gratuito. O principal objetivo é resgatar a cultura negra e valorizá-la, através das oficinas de estética negra, vestuário, serigrafia, dança afro, percussão e palestras educativas. O evento se encerra no domingo (7), na escola municipal Juarez Tapety, com apresentações culturais e entrega dos certificados de qualificação das oficinas. 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais