Cidadeverde.com

Escola Técnica do SUS capacita instrutores para atuar no Sul do Estado

A Escola Técnica do SUS (Etsus) realiza, nesta segunda-feira (27), nos turnos da manhã e tarde, na sua sede, localizada no Centro Estadual de Ensino Profissional em Saúde (Premen Sul), Capacitação Técnico-Pedagógica para 40 instrutores que serão responsáveis por ministrar Curso Técnico de Vigilância em Saúde destinado a servidores da rede pública de saúde, lotados nos territórios do Vale do Canindé, em Oeiras; Vale do Rio Guaribas, em Bom Jesus, e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, todos no Sul do Estado.


De acordo com a coordenadora da Etsus, Maria Alzenir da Silva Gomes Araújo, os instrutores que participam da capacitação passaram por teste seletivo de provas e títulos em abril. Entre os selecionados estão enfermeiros, nutricionistas, biomédicos, biólogos, psicólogos e muitos outros profissionais em saúde. “O objetivo da capacitação desta segunda é orientar os instrutores sobre as técnicas pedagógicas que serão necessárias junto ao público-alvo do Curso de Vigilância Sanitária que são servidores da rede pública de saúde que estão há muito tempo trabalhando e precisam de aperfeiçoamento”, explica a coordenadora.

Os 40 instrutores serão responsáveis por ir até o município-sede de cada território onde as aulas ocorrerão aos fins de semana (sexta e sábado). O Curso de Vigilância Sanitária terá duração de 24 meses.

Segundo Maria Alzenir, os cursos oferecidos pela Etsus acontecem de acordo com a demanda de cada região do Estado, despertando uma resposta imediata da população atendida. “O que ouvimos, após o início dos cursos, é uma resposta positiva da população. Eles chegam aos postos e afirmam que o atendimento está melhor e é isso que queremos”, afirma.

A Etsus vem capacitando, anualmente, cerca de 2.300 servidores da rede municipal e estadual de todo o Piauí. A escola é resultado da parceria entre as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e Saúde (Sesapi) e conta com apoio do Ministério da Saúde.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais