Cidadeverde.com

Qualifica Piauí abre portas para o mercado de trabalho

A quatro dias da finalização dos cursos e da obtenção dos certificados, os alunos das primeiras turmas de Teresina do Qualifica Piauí, programa de qualificação profissional do Governo do Estado, realizado através da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setre), já se mostram aptos a ingressar no mercado de trabalho.


No bairro Dirceu Arcoverde, onde uma das unidades móveis está oferecendo os cursos, os alunos das turmas de Embelezamento e Corte e Costura mostram o resultado do que aprenderam em um mês de qualificação e se dizem satisfeitos com o que absorveram . “Parece pouco tempo, mas aqui aprendemos a fazer corte, escova, penteado e maquiagem. Saímos no mínimo sabendo fazer o que é essencial para ser uma boa cabeleireira”, afirma Gracilene Martins, aluna do curso de Embelezamento.

Confiantes de que já estavam aptos a praticar o que foi aprendido em sala, na metade do curso, os alunos do curso de Embelezamento passaram a atender gratuitamente à população residente do bairro. “Percebemos que todos já estavam fazendo os cortes e penteados com perfeição e achamos uma boa ideia prestar serviços gratuitos. Estou surpresa com o ótimo desempenho das alunas. Já ministrei muitos cursos, mas por tamanho interesse dos participantes, para mim, esta turma é especial”, complementa a instrutora da turma, Sônia Maria.

No curso de Corte e Costura, também ofertado na unidade itinerante localizada no Dirceu, além do Kit Bebê, que contém camisetas, calcinhas, casacos, dentre outros, os alunos saem com noções de como confeccionar roupas para adultos. “Devido à grande demanda por este tipo de confecção, acabamos direcionando-os e ensinando os primeiros passos” diz a instrutora, Lúcia Veras.


Na Santa Maria da Codipi, bairro em que o segundo caminhão móvel está localizado, 50 alunos recebem qualificação na área da Construção Civil e já chegaram a construir dois muros, passando a concluir, nesta última semana de aulas, reboco e calçada. Durante o curso, os alunos recebem noção de medidas, espaço e quantidade e adquirem conhecimentos básicos e a um nível intermediário, aprendendo sobre assentamento de tijolos, pilares de sustentação, enchimento de alicerce, esquadro e alinhamento.

Dentre os alunos, Ivoneide da Silva, uma das quatro mulheres de uma das turmas, nunca havia tido contato com a área e finaliza o curso sabendo fazer construções e visando uma vaga no mercado de trabalho. “Comecei a fazer o curso para ter noção de orçamento, pois minha casa está passando por uma reforma, mas vi que posso ir muito além e pretendo aproveitar o fato de que o campo está se abrindo, inclusive para mulheres, e conseguir um emprego na área”, afirma a aluna.

As aulas dos cursos Qualifica Piauí,em Teresina, finalizam nesta sexta-feira (7), e as duas unidades itinerantes partem rumo a Água Branca e Castelo do Piauí. Em Paulistana e Valença, os cursos também estão sendo encerrados e os outros dois caminhões seguem a rota de Simões e Oeiras.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais