Cidadeverde.com

Caminhão do Qualifica Piauí capacita moradores de Oeiras

Auzirene Alves sempre cultivou a vontade de aprender a costurar suas próprias roupas, da forma como as visualizava em sua imaginação. “Sempre quando procurava uma costureira, ela não fazia a roupa do jeito que eu queria”, relata a dona de casa, que encontrou no caminhão do Qualifica Piauí, curso de corte e costura, uma chance para desenvolver a habilidade junto às máquinas de costura. “Estou aprendendo todas as técnicas e espero que ano que vem eu mesma possa fazer a roupa de quadrilha da minha filha”, ressalta.


O caminhão do Qualifica Piauí está, atualmente, em Oeiras, ofertando os cursos de corte e costura e de embelezamento para a população. Cada uma das modalidades está contemplando 46 pessoas, sendo três turmas: manhã, tarde e noite. Além das aulas práticas, o programa também oferece todo o material didático para auxílio dos alunos durante as aulas. A próxima cidade que receberá o caminhão será Itainópolis. 

A cabeleireira Tainara Alves, 18 anos, há algum tempo já trabalha em salão de beleza. Contudo, resolveu se inscrever no curso de embelezamento oferecido pelo Qualifica Piauí com o intuito de aprimorar os conhecimentos na área. “Quero aprender mais e quem sabe montar meu próprio salão de beleza”, afirma. Já a dona de casa Maria Carvalho viu no curso uma oportunidade para utilizar máquina de costura, que há muito tempo está parada em sua casa. “Tenho vontade de aprender o ofício e assim usar a minha máquina que está parada em casa”, conta.


O Programa Qualifica Piauí dispõe de caminhões estruturados com salas de aula aptas para sediar cursos nas áreas de Construção Civil, Embelezamento e Corte e Costura, todos dispondo de instrumentos específicos para cada área, para que seja possível à execução das aulas, tanto teóricas quanto práticas. As unidades vêm percorrendo o Piauí de Norte a Sul, levando capacitação e oportunidade de crescimento aos jovens do Estado.

O Qualifica Piauí é uma ação do Governo do Estado, realizado através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que tem como principal objetivo a qualificação profissional do público que será contemplado pelo Programa Mais Viver, o qual visa retirar famílias da situação de extrema pobreza.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais