Cidadeverde.com

UAB de Santa Cruz traz oportunidade e expande o Ensino Superior no Sul do Piauí

“Isso aqui é o meu futuro. Essa é uma motivação para eu continuar os estudos, pois sou mãe de três filhos e moro no interior. Pretendo me esforçar e cursar enfermagem aqui no meu município”, conta Isabel Pinheiro, uma jovem que sonha em seguir carreira na área da saúde e que agora vê a oportunidade na sua porta com a inauguração do polo da Universidade Aberta do Brasil (Uab) no município de Santa Cruz do Piauí. A estrutura do prédio foi entregue no último sábado (3), pelo governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira.


Com a implantação da Uab no município, o ensino superior deixou de ser um sonho distante, se tornando realidade na vida dos jovens de toda a região de Santa Cruz. Assim como em várias partes do Estado, o Sul do Piauí vem sendo contemplado com importantes obras que estimulam a qualificação e o preparo para o mercado de trabalho.

“Obras como essa trazem um valor enorme à Educação. Isso reflete em oportunidade de sucesso e melhor qualidade de vida para nossos estudantes. Uma universidade como essa é muito importante para o desenvolvimento de toda a comunidade”, destaca Umbelina Pacheco, diretora da 9ª gerência regional de Educação.

O prédio é equipado com três salas de aula, laboratório de ensino, biblioteca, dois laboratórios de informática, cantina, banheiros com acessibilidade, sala de tutores e espaço para coordenação e secretaria, além de um dos maiores auditórios da região, com capacidade para aproximadamente 350 pessoas.

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), investiu cerca de R$ 3 milhões para entregar o Polo Presencial da Universidade Aberta Wilson Nunes Martins Filho ao município de Santa Cruz.

De acordo com o secretário  Átila Lira, a Uab vai ajudar na formação superior dos estudantes que sonhavam com melhor qualificação. “Essa universidade vai funcionar em parceria com a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí. As duas vão ofertar os cursos que serão de grande importância para toda a população desse município e das cidades vizinhas”, ressalta.

Serão ofertados dez cursos que, inicialmente, vão atender 500 alunos. No Piauí, existem 30 polos da Uab em funcionamento e outros 14 estão sendo construídos e devem receber a autorização do Ministério da Educação (MEC) até o próximo ano para comecem ofertar os cursos de graduação. Áreas de química, biologia, informática, administração, ciências, história, letras (português e inglês) e sistema de informação serão disponibilizados para contribuir com a expansão do ensino superior no Piauí.

“Hoje a população de Santa Cruz tem a oportunidade de fazer todas as etapas educacionais aqui no município. Do ensino infantil à pós-graduação, a Educação ganha força e estimula a capacitação de pessoas de toda a região. O primeiro vestibular vai acontecer ainda este ano. Essa Uab é um presente para orgulhar homens, mulheres e jovens de Santa Cruz”, concluiu o governador Wilson Martins.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais