Cidadeverde.com

Justiça Federal determina início de obras do mercado público

O juiz federal da 1ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, Adrian Soares Amorim de Freitas, acatou pedido do Ministério Público do Piauí e determinou que o Governo do Estado inicie as obras de restauração do Mercado Público de Oeiras, conhecido como Mercado Velho, localizado no Centro Histórico da cidade.
 
O prazo estabelecido pela Justiça para o início da reforma do Mercado é de 30 dias, a contar da intimação do Estado e do secretário Estadual de Infraestrutura, Castro Neto, sob pena de multa diária. A decisão foi proferida no dia 29 de julho.

 
De acordo com a decisão, a Secretaria de Infraestrutura havia alegado, no início deste ano, que a empresa GB Engenharia, Comércio e Indústria Ltda., vencedora da licitação para reestruturação do Mercado Velho, desistira de executar a obra.
 
Em novembro de 2012, a Justiça Federal havia determinado a desocupação do Mercado para que o prédio passasse por reforma a ser implementada pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, que recupera e preserva o patrimônio histórico em cidades protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
Os permissionários do mercado foram, então, transferidos para um mercado menor também no centro de Oeiras. A Justiça estipulou que a obra fosse iniciada até 4 de dezembro de 2012, do contrário, a verba voltaria para o Ministério da Cultura. Passados mais de sete meses, a obra, orçada em R$ 463.665,03, nunca foi iniciada.
 
 
“O retardo injustificado do início das obras de restauração do Mercado Velho é prova cabal da ineficiência, incompetência e irresponsabilidade administrativa do município e do Estado do Piauí ao longo dos anos”, critica o promotor de Justiça de Oeiras, Carlos Rubem Campos Reis.

Ainda de acordo com a decisão, acordo firmado entre Ministério Público e Estado, em outubro de 2011, estabelecia a conclusão das obras do Mercado Velho em 180 dias, prazo descumprido pelo Governo.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais