Cidadeverde.com

Falso advogado é preso dentro da seccional da OAB

Um falso advogado foi preso na seccional da OAB, em Oeiras, nesta quarta-feira (03). Jurandy Lima dos Santos atuava nas cidades de Campinas do Piauí e Floresta do Piauí e foi surpreendido enquanto utilizava computadores na sede da Ordem. De acordo com o Delegado Regional de Oeiras, Paulo César, contra o acusado existem dois mandados de prisão em aberto no Mato Grosso e Bahia, pelos crimes de falsidade ideológica. 

                        Foto: divulgação

A prisão ocorreu após a OAB formalizar denúncia na Polícia Civil. O delegado conta que para exercer ilegalmente a profissão, Jurandy Lima apresentava um diploma falsificado de uma faculdade do Uruguai, e registro na OAB do estado da Bahia, documento já cancelado, de acordo com dados do Cadastro Nacional dos Advogados (CNA). 

Paulo César explica ainda que os crimes só foram descobertos após um idoso- que considerava Jurandy Lima como filho- encontrar um extrato bancário com registros de pagamentos do Benefício Assistencial ao Idoso - BPC/LOAS, dinheiro que nunca foi repassado ao verdadeiro beneficiário. 

            Foto: Muraldavila

"O acusado conheceu o piauiense em São Paulo ainda 2012 e criaram um forte vínculo de amizade e confiança. Na época, o senhor disse que estava precisando de um advogado e o Jurandy se ofereceu e acabou vindo ao Piauí com ele. Descobrimos que para ter acesso ao benefício, o acusado falsificou uma certidão de nascimento e e ainda conseguiu autenticar no cartório de Campinas do Piauí. Assim, tirou CPF e outros documentos mudando o nome para Jurandy Duarte de Sousa e a filiação, como se o idoso fosse seu pai", explica Paulo César. 

No momento da prisão, Jurandy Lima foi flagrado com sete munições nos bolsos e um revólver calibre 38 municiado em uma mochila dentro do carro. O delegado acredita ainda que o falso advogado tenha aplicado golpes em outras cidades. "Ainda estamos fazendo o levantamento do valor dos golpes aplicado no idoso e possíveis outras vítimas", reitera Paulo César. 

O falso advogado deverá responder pelos crimes de porte ilegal de armas e munição, uso de documento falso e estelionato. 


Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais