Cidadeverde.com

Cultura e história de Oeiras são representadas em peças artesanais

A religiosidade, a arquitetura e a história da cidade de Oeiras, distante 313 quilômetros ao sul de Teresina, foram retratadas nas peças da Coleção Oeiras Artesanal, que será lançada no dia 26 deste mês, no Solar das 12 Janelas, no centro daquele município.

O projeto, que deu origem à coleção, é fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, e a Prefeitura Municipal de Oeiras.

Oitenta artesãos e mestres de ofício participam da ação, que contempla diversas tipologias: bordado, crochê, cerâmica, fibras, cestaria, entre outros segmentos do artesanato.

De acordo com a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo, essa coleção retrata a identidade do município, agregando valor à produção piauiense.

“Sentimos a necessidade de mostrar para turistas e para a comunidade local a riqueza da cultura de Oeiras. E uma forma de evidenciar isso é através do artesanato, elaborado com técnica apurada”, comenta Rosa.

Segundo a gestora serão expostas mais de mil peças entre almofadas, jogos americanos, bonecos de pano, souvenires, camisetas e também peças utilitárias. Um exemplo são os brincantes dos tradicionais Congos de Oeiras – grupo de dança religiosa formado por homens – que ganharão forma em bonecos de pano.

O trabalho para elaboração da Coleção Oeiras Artesanal foi iniciado ano passado, sendo fruto de estudos coordenados pela designer industrial paulista, Fabíola Bergamo, que tem larga experiência, tanto nacional como internacional, em consultoria e em desenvolvimento de produtos. Também fazem parte da equipe do projeto o arquiteto Áureo Tupinambá, a artesã Joana Darc e a consultora Rosário Barros.

Além do artesanato, o Sebrae no Piauí também atuará fortemente em outros segmentos como o turismo e a gastronomia para fortalecer essas cadeias produtivas, bem como fomentar o crescimento dos pequenos negócios naquela região. Entre as ações previstas estão cursos e consultorias nas mais diversas áreas.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais