Cidadeverde.com

Procissão de Bom Jesus dos Passos reúne 45 mil pessoas em Oeiras

Cerca de 45 mil fieis participaram na tarde sexta-feira (27) da Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras. O ato de fé é uma tradição no município e atrai pessoas de várias regiões do Piauí e de outros estados. A chuva que caiu no início do percurso não atrapalhou a caminhada. Há anos não chovia durante a procissão. A última vez aconteceu em 1952.

Segundo o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, a procissão é um dos pontos altos no calendário cultural do município.

"É um ato que difere nossa gente. A procissão é um dos pontos altos do calendário cultural do município. Atrai fieis de todas as partes e não só de Oeiras. Hoje o poder público haje no sentido de trazer maior comodidade", declarou.

A procissão teve início por volta das 16h30 e é como se fosse uma via sacra no estilo oeirense. São sete passos. Cada um deles representa duas estações e são cuidados por famílias da cidade. Cada uma enfeita os caminhos com as flores próprias do Bom Jesus dos Passos.

Outro diferencial é o uso da cor roxo. Segundo o bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, o roxo é um sinal da penitência ao sacrifício de Jesus.

TV Cidade Verde mostra preparação para a procissão

"É um momento onde há um grande encontro entre o povo e as manifestações. Aqui as pessoas consomem símbolos que têm significados, desde a cor roxo e a flor de passos. O roxo é a cor do amor piedoso", disse o historiador Junior Viana.

O momento de maior emoção durante a procissão é o encontro de Nossa Senhora das Dores com Bom Jesus dos Passos.

Da Redação (com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais