Cidadeverde.com

Imagens sacras são cobertas na Semana Santa em Oeiras

Entre os muitos hábitos religiosos mantidos em Oeiras (PI) está o de se cobrir as imagens sacras com panos de cor roxa. Na igreja de Nossa Senhora da Vitória, a tradição é mantida na Semana Santa. As estátuas só são reveladas no Sábado de Aleluia. 

Kleyton Vieira, pároco da igreja de Nossa Senhora da Vitória, explica que as imagens são cobertas na Semana Santa para que os fiéis lembrem do momento de renovação da vida. 

"Todas essas imagens serão novamente descobertas e nós vamos sentir a presença de Cristo em nossas vidas", explicou no Jornal do Piauí desta sexta-feira (3). "Uma das grandes características da Semana Santa é a cor roxa, que simboliza nosso desejo de penitência". 

Outra tradição de Oeiras é a confecção de lamparinas para a procissão do fogaréu. A historiadora Socorro Barros contou que o costume do bairro Rosário deve se adaptar a cada época. 

"As lamparinas, como tradição e uma preservação, vão naturalmente se transformar pela mordernidade", avaliou. "A transformação é natural. Mas o mais importante é o que o pai ensina para o filho, que ensina para o neto, e essa tradição vai permanecer viva. (...) Essa simbologia, misturada com essa história, é que vai fazer essa preservação". 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: