Cidadeverde.com

SDR assina Planos de Negócio de mais de meio milhão de reais em Oeiras

Durante a solenidade de inauguração do Sobrado Major Selemérico (27), reformado pela SECULT e que será agora uma Casa de Cultura, foram assinados os planos de negócios para pequenos produtores rurais realizados pela SDR-PI através do DCPR. Os planos beneficiarão, inicialmente, 63 famílias das localidade Cocos, Soares, Boqueirão, Mocambinho e Tanque Velho, através do fortalecimento da ovinocaprinocultura e criação de galinha caipira.

Os Planos de Negócio assinados em Oeiras resultarão no investimento de mais de meio milhão de reais (R$ 539.766,61) oriundos do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura – FIDA, do Tesouro Estadual e contrapartida das entidades proponentes.

Cada plano tem o custo médio por família de R$ 8.500,00 ( oito mil e quinhentos reais), que deverão ser utilizados na aquisição de novos animais (matrizes e reprodutores), construção de centros de manejo animal, implantação de banco de proteína (leucina, sorgo forrageiro e feno) e demais implementos de infraestrutura e equipamentos. Além do Secretário Francisco Limma, o Diretor de Combate à Pobreza Rural – DCPR, Carlos Alberto da Silva, também esteve presente na solenidade.

Na mesma ocasião, foi realizado o lançamento do Programa Minha Casa Legal pela ENGERPI, programa este responsável pela regularização fundiária dos conjuntos habitacionais Nogueira Tapety I e II, Oeiras e Parque Leste. Uma ambulância também foi entregue ao Hospital Regional Deolindo Couto pela SESAPI.

Em seguida,o Secretário Francisco Limma, seguiu com a comitiva do governador Wellington Dias para visitar a IV EXPOEIRAS, que na programação deste ano contou com exposições, corridas de cavalo, palestras e oficinas, concurso de animais, leilões de gado leiteiro, ovinos e caprinos e shows com artistas locais e bandas consagradas.

A visita das autoridades aconteceu durante o leilão, no tatersal – local para exposição e negócio de animais – montado para o evento.
A IV EXPOEIRAS foi realizada  de 26 a 29 de Maio no Parque de Exposições Antônio Tapety.

 

Da Redação
redacao@cidadverde.com