Cidadeverde.com

Oeiras sedia evento de agropecuária do semiárido

O Workshop da Aliança para Inovação Agropecuária no Semiárido Piauiense foi realizado no  Campus do Instituto Federal de Educação do Piauí em Oeiras essa semana reunindo instituições de ensino, pesquisa, extensão rural, organizações de trabalhadores e de produtores rurais do estado do Piauí.

A mesa redonda “Soluções ou oportunidade para a região” foi moderada pelo Diretor Técnico-Científico da Fapepi, Albemerc Moraes. Participaram dessa discursão empresários locais e também instituições não-governamentais. O diretor aproveitou para enriquecer a discussão com a sua contribuição na área de energia solar. Outros discursos como o do Padre João de Deus da Fundação Dom EdilbertoDinkelborg, focaram em sensibilizar os participantes a cerca do desenvolvimento sustentável e as vantagens de conhecer e inserir as tecnologias corretas para tornar as produções mais eficientes, reduzindo tanto a poluição quanto os prejuízos.

“Temos potencial, por exemplo, na área da energia solar, que pode mudar a realidade dos pequenos produtores, do homem que vive no sertão e com as parcerias certas, podemos ser um exemplo para todo o Brasil”, completou o diretor da Fapepi, Albemerc Moraes.

Vale lembrar que a Aliança para Inovação Agropecuária no Piauí teve inicio no mês de maio deste ano e nasceu de uma solicitação do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela já agrega diversas instituições com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). O objetivo primordial da Aliança é a geração de conhecimentos e tecnologias sustentáveis que aumentem a competitividade da agricultura brasileira.

Assim, um dos caminhos pretendidos pela Aliança é o estabelecimento de um novo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e prevê um novo formato de plataforma de pesquisa, onde as estratégias e estruturas sejam compartilhadas, a governança mais ágil e focada no mercado de inovações e no desenvolvimento da agropecuária, abrindo a possibilidade para novas fontes de financiamento.

Da editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com