Cidadeverde.com

Ação da Codevasf em Oeiras impulsiona o desenvolvimento regional

A circulação de produtos agrícolas, mercadorias, moradores e turistas vai ficar muito mais fácil em Oeiras, no sudeste do Piauí. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai investir cerca de R$ 1,2 milhão na pavimentação de vias nas zonas urbana e rural do município, localizado a 313 km da capital. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares.

Para a execução dos serviços, a Codevasf assinou três convênios com a Prefeitura Municipal de Oeiras. Serão pavimentados em paralelepípedo cerca de 13,4 mil m2 de acessos, sendo 11,4 mil m2 na zona urbana e 2 mil m² na zona rural.

“Aproximadamente 35 mil pessoas que vivem no município serão beneficiadas, uma vez que as obras estão previstas para serem executadas em diversos pontos, abrangendo toda a população de Oeiras”, explica Emanoel Cézar, engenheiro da Codevasf e fiscal dos convênios. Ele ressalta também que, além de promover a estruturação urbanística do local, a ação irá proporcionar melhoria no deslocamento urbano e facilitar a circulação de bens e serviços, como a produção agrícola do município.

Outro benefício da ação é quanto ao combate às doenças causadas pelo acúmulo de água residual doméstica e da chuva, como também na incidência de doenças respiratórias provocadas pela poeira das vias decorrentes dos vários meses de estiagem e ventanias intensas.

A economia

Em Oeiras, microrregião de Picos, o comércio é a maior fonte de renda, já que o município é o principal centro comercial do vale do Rio Canindé, articulando uma região de mais de 100 mil pessoas. 

A produção agrícola na zona rural do município destaca-se pelo cultivo de melancia, feijão, milho, mandioca, banana e tomate – e é praticada sobretudo por agricultores familiares. 

 

Com informações ascom/Codevasf
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais