Cidadeverde.com

Oeiras +300 celebra o tricentenário da primeira capital do Piauí neste domingo (25)


 
Em 2017, a primeira capital do Piauí comemora o tricentenário de sua emancipação política. Para celebrar esse marco na história de Oeiras e do Estado, a Secretaria Municipal de Economia Solidária e Criativa (Semest) e a Secretaria Estadual de Cultura (secult) vão realizar o evento Oeiras +300, no dia 25 de dezembro, no Parque da Cidadania, em Teresina, reunindo artistas oeirenses, além da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST).
 
“Temos que compreender a importância de Oeiras para a história e cultura de nossa gente. No dia 26 de dezembro de 2017, Oeiras comemora trezentos anos de emancipação política, momento importantíssimo para divulgarmos mais e melhor as tradições do município na capital. A ideia é que durante todo o ano possamos realizar eventos pontuais na capital para relembrar essa data”, reforça Olavo Braz, secretário municipal de Economia Solidária e Criativa.
 
Para reafirmar a importância de Oeiras, também será realizada uma exposição temática sobre os principais símbolos históricos e culturais do município, como a Procissão de Bom Jesus dos Passos, a Festa do Divino e a escrava Esperança Garcia.
 
“Trata-se de uma exposição de um filho de Oeiras que está pondo o seu acervo à disposição do público. Ao todo serão expostas umas 60 obras de arte, incluindo 30 esculturas de anjos com tamanho de 1m10cm, 20 esculturas de divinos e 20 telas. O espaço será elaborado pelos artistas plásticos Reisinha e Stênio, com supervisão do arquiteto Júlio Medeiros”, explica Olavo Braz, ao comentar que as telas são de sua autoria, enquanto as esculturas são de santeiros como Maurício Jonas e Junior.
 
Para o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, a importância histórica de Oeiras deve ser difundida para outras cidades, incluindo a capital. “Muitas pessoas desconhecem a riqueza cultural presente em Oeiras. Recentemente, inauguramos a Escola de Bandolins da cidade, que ajuda a manter essa tradição, formando novos músicos oeirenses. Por lá, temos ainda o Sobrado Major Selemérico, que reúne objetos e um pouco da história do nosso Estado e de como tudo começou”, diz. 
 
O evento Oeiras +300 é uma realização da Interáudio e Secretaria Municipal de Economia Solidária e Criativa (Semest), patrocínio do Governo do Estado via Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e apoio da Prefeitura de Teresina e Prefeitura de Oeiras.
  
Programação
 
OEIRAS+300
Data: 25 de dezembro
Local: Parque da Cidadania
 
19h - Abertura
20h - Robertinho Chinês & Jazz no Fole, com participação de Luana Campos
21h - Orquestra Sinfônica de Teresina
 
Exposição Oeiras +300
Abertura: 06 de Fevereiro, às 19h
Local: Shopping Rio Poty

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais