Cidadeverde.com

Prefeitura garante incentivo aos blocos de carnaval em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras vai aumentar os incentivos financeiros aos blocos de carnaval. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 22, em uma reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que contou com a participação de representantes de diversas agremiações carnavalescas da cidade.

Stefano Ferreira, secretário municipal de Cultura e Turismo, diz que a iniciativa tem o propósito de fomentar e difundir os blocos carnavalescos da cidade e fortalecer os empreendimentos desenvolvidos nesta época do ano. “Esse ano a Prefeitura vai trabalhar com o incentivo aos blocos alternativos. Será um valor superior ao dos anos anteriores, porque percebemos o crescimento e a organização dos microempreendedores culturais durante o período do carnaval”, pontua o secretário.

“São blocos que já existem há algum tempo na cidade. Eles deixaram projetos aqui na Secretaria, possuem um bom número de componentes, que vão estar concentrados em bares, casas de shows ou espaços providenciados pelos blocos. Então, a Prefeitura decidiu este ano trabalhar desta forma, valorizando e patrocinando os blocos alternativos da cidade de Oeiras”, acrescenta Stefano Ferreira, informando que a entrega dos patrocínios aos blocos acontece no dia 08 de fevereiro.

Esquema de limpeza

Um esquema de limpeza está sendo montado para realizar a coleta do lixo produzido nas concentrações dos blocos. “A empresa que realiza a coleta de lixo no município terá uma rota específica durante os dias de carnaval, passando por todas as concentrações de blocos para que a cidade permaneça limpa”, avisa o secretário.

O Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Saúde também desenvolverão ações específicas junto aos blocos, seja no intuito de coibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas entre menores de idade, ou para conscientizar os foliões sobre o uso do preservativo e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A reunião também contou com a participação dos secretários municipais de Administração e Planejamento, Luiz Nunes, e de Obras e Serviços Públicos, Luiz Fernando, que também pontuaram sobre a organização da Prefeitura para o período carnavalesco.

Fonte: Ascom