Cidadeverde.com

Curso capacita agricultores familiares sobre manejo produtivo da piscicultura em Oeiras

Cerca de 40 agricultores familiares de diversas comunidades da zona rural de Oeiras participaram nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13, de um curso sobre Técnicas para Criação de Peixe em Viveiro Escavado. A capacitação foi realizada no auditório da Câmara Municipal e é resultado de uma parceria da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal da Agricultura, com o Sebrae.

O objetivo do curso é impulsionar a piscicultura no município, incentivando o cultivo e comercialização do pescado. Nele, foram mediados conhecimentos e orientações a produtores que já trabalham ou tenham intenção de atuar na atividade pesqueira.

“Faz parte do projeto do prefeito Zé Raimundo a potencialização da atividade de piscicultura no município. Este curso é voltado para agricultores familiares das mais diversas comunidades do município de Oeiras, contando também com a participação de representações do Instituto Federal do Piauí (IFPI), das Escolas Família Agrícola (EFADEs) e associações”, comenta Juvenal Souza, secretário municipal da Agricultura.

O secretário adianta que a Prefeitura adquiriu recentemente uma retroescavadeira, maquinário que será disponibilizado aos agricultores familiares para utilização na abertura de viveiros escavados.  “A partir da Expoeiras, vamos estar disponibilizando a retroescavadeira, priorizando estas famílias que participaram do treinamento. Nosso foco é atender 100 famílias, neste momento estamos atendendo 40. Posteriormente, faremos este treinamento continuado. Temos que mostrar o conhecimento para que esta atividade tenha sucesso. Não adianta apenas colocar a máquina, também estamos preocupados em levar o conhecimento a estas famílias”, avalia Juvenal Souza.

Mediado pelo consultor do Sebrae, Luís Segundo, o curso oferece conhecimentos teóricos e práticos acerca do manejo produtivo da piscicultura. A aula prática sobre a confecção de tanque escavado acontecerá neste sábado, 14, na localidade Talhada São Luís, zona rural de Oeiras.

“Trabalhamos desde a compra dos alevinos até a comercialização do peixe. O público-alvo são pessoas que, ou já são piscicultores aqui no município, ou pessoas que tenham interesse em trabalhar com a piscicultura. No decorrer do curso, abordamos aspectos importantes como, por exemplo, a questão do empreendedorismo. O foco é transformá-los em empreendedores no segmento piscicultura. Trabalhamos dois dias a parte teórica e no terceiro dia fazemos uma aula prática, onde os alunos têm a possibilidade de ver de forma real algumas práticas que são rotineiras no manejo diário da piscicultura”, detalha o consultor.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais