Cidadeverde.com

SAAE assume gerenciamento do sistema de água e esgoto de Oeiras

Entrou em funcionamento nesta quarta-feira, 02, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, autarquia municipal responsável pelo gerenciamento do sistema de distribuição e tratamento de água e esgotamento sanitário de Oeiras.

Segundo o prefeito José Raimundo, a implantação da autarquia vai impactar positivamente na saúde pública e na melhoria da qualidade de vida da população oeirense. “O SAAE veio para transformar a qualidade de vida dos oeirenses. Acredito que quando se propõe oferecer água tratada, estamos propondo dar qualidade de vida. Água é saúde. Então, o propósito número 1 do SAAE é levar à toda população de Oeiras água tratada”, afirma o prefeito.

Ele diz que o SAAE corrigirá inadequações no tratamento da água oferecida aos oeirenses e explica que o objetivo principal da criação da autarquia é a universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário, com foco na qualidade e eficiência desses serviços no município.

“Prefeitos anteriores foram criando sistemas de abastecimento autônomos nos bairros da periferia, levando a uma parte da população um sistema de uma forma e a outra parte, outro tipo de sistema. Ao ponto que hoje, nós termos 26 sistemas de abastecimento de água mantidos pela Prefeitura, com água de qualidade duvidosa. São nessas distorções onde o SAAE, primeiramente, irá agir, sempre atento ao dia a dia da população e em como funcionava o sistema na gestão da Agespisa”, pondera Zé Raimundo.

O SAAE foi criado através da Lei Municipal Nº 1.826, de 10 de agosto de 2017, e implementado após um processo de transição, envolvendo a equipe técnica da autarquia, a direção da Agespisa e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI).

A autarquia municipal está localizada na Rua André Holanda, 716, no Centro de Oeiras.

Fonte: Ascom