Cidadeverde.com

Expoeiras começa nesta sexta-feira (25) e deve atrair 30 mil pessoas por dia

Consolidada como vitrine para o agronegócio no Piauí, a Expoeiras começa nesta sexta-feira, 25, com a expectativa de atrair cerca de 30 mil pessoas por dia, de acordo com projeção da organização do evento.

Em sua 6ª edição, a Expoeiras oferece aos visitantes uma vasta programação com exposições, competições, palestras, julgamentos de caprinos e ovinos, estandes de tecnologia agrícola e agropecuária e grandes shows musicais – Aviões do Forró, Luan Estilizado, Skema 10, Zé Cantor, Forró de Cabrobó, Gabriel Diniz, Alcymar Monteiro, Fafá Santana, Taty Girl, Joelma Borges e Banda e Wallas Arrais.

O evento favorece o compartilhamento de ideias, troca de informações, experiências e conhecimento para aplicação em iniciativas agrícolas. Além disso, como acontece desde que foi lançada, a Expoeiras agrega a tradicional Festa do Vaqueiro, que envolve competições com disputa de R$ 22 mil em prêmios, e um almoço, animado pelo cantor Gonzaga Lu e Trio Asa Branca. Realizada no último domingo de maio, a festividade acontece há quase 70 anos em Oeiras e tem o intuito de homenagear o vaqueiro, importante figura na construção histórica e sociocultural da cidade e do Estado do Piauí.

Desde que começou, em 2013, a Exposição dos Potenciais do Homem do Campo tem influenciado diretamente no sucesso de transações comerciais entre produtores rurais e empresas fornecedoras de insumos agrícolas.

Troca de ingressos

Este ano, a Prefeitura de Oeiras modificou a forma de ingresso para os shows musicais do evento. As entradas para as apresentações das bandas estão sendo disponibilizadas mediante troca de alimentos não perecíveis, que foram divididos em dois lotes.

A troca de alimentos foi iniciada no último dia 02 e segue até as datas dos shows. Desdfe o dia 14 estão sendo arrecadados os alimentos elencados no 2° lote – sardinha, macarrão, massa de milho, goma, biscoito doce (tipo Maria) e café.

Os pontos de troca de ingressos estão situados nos seguintes endereços: Avenida Zacarias de Góis, em frente à Praça Costa Alvarenga, no endereço da antiga sede do CRAS – funcionando nos turnos manhã e tarde; Mercado Municipal Dona Lili, na Sala da Administração, com horário de funcionamento de 8h às 13h e Praça da Juventude, de 8h às 17h.

Nesta sexta e sábado, 25 e 26 de maio, serão disponibilizados pontos de venda alimentos e de troca de ingressos durante o evento, no Parque de Exposições. A alternativa criada para atender moradores de outras cidades.

 Saúde na Expoeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, está realizando nos desde segunda-feira, 21, inspeções aos locais de produção dos alimentos que serão comercializados durante o evento na praça de alimentação da Expoeiras.

Ao realizarem as inspeções, os fiscais sanitários verificam as condições de higiene e limpeza do ambiente como também a forma em que esses alimentos serão transportados para o local de comercialização. Serão realizadas, ainda, inspeções nos stands de vendas desses produtos.

Nesta quarta-feira, 23, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), em parceria com o Sebrae, ofereceu ao barraqueiros da Praça Gastronômica da Expoeiras uma capacitação sobre higiene e boas práticas na manipulação de alimentos.

Durante o evento, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizará testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

Sexta, 25/05:

Das 08h às 18:h – O CTA/SAE estará realizando Testagem-Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

Sábado, 26/05:

Das 08h às 12h - Realização de Glicemia Capilar e Pressão Arterial (Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde);

Das 08h às 12h - Realização de Tipagem Sanguínea e Panfletagem sobre Influenza (Gripe) (Alunos do Curso Técnico em Análises Clínicas – ETSUS).

Das 14h às 20h - Testagem-Rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C (CTA/SAE)

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 6ª EXPOEIRAS:

SEXTA-FEIRA – 25 DE MAIO

Manhã

8h – Abertura Oficial. Local: Parque de Exposições Antônio Tapety.

9h20 – Palestra: Produção Integrada/Sustentável. Palestrante: Edelton de Sousa Nogueira (Agricultor Familiar).

10h30 – Palestra: Irrigação na Agricultura Familiar.  Palestrante: Jonas Alves dos Santos (Diretor de Fomento à Irrigação/COFIR).

11h30 – Palestra: O que são Agrotóxicos? Seus efeitos no Meio Ambiente. Palestrante: Gilson Lopes Fortes (IFPI/Campus Avançado de José de Freitas-PI).

8h às 12h – Julgamento de caprinos e ovinos.

Tarde

14h – Palestra: Ações Ambientais no Município de Oeiras. Palestrante: Adriano Ferreira Costa dos Santos (Engenheiro Agrônomo – Gerente de Meio Ambiente).

15h15 – Palestra: Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. Palestrante: Geórgia Brenda Barros Alves (Médica Veterinária).

E mais:

– Demonstração de Kit Pastagem

– Exposição/Comercialização de Hortaliças

– Exposição/Comercialização de Artesanato Rural

– Unidade de Produção de Galinha Caipira

– Exposição de criação de peixe em viveiro escavado

– Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

– Gerência Municipal de Meio Ambiente

Noite

21h – Início dos shows musicais

Forró de Cabrobó

Zé Cantor

Aviões do Forró

Luan Estilizado

Skema 10

SÁBADO – 26 DE MAIO                

Manhã

8h30 – Palestra: Produção da cultura do alho. Palestrante: José Airton Dantas – Presidente da Associação Piauiense dos produtores de Alho (APPA).

9h45 – Gestão de resíduos sólidos como vantagem competitiva. Palestrante: Hirna Escórcio (SEBRAE).

11h – Palestra: Produção de Biogás. Palestrante: Jânio Ferreira Martins (Técnico em Agropecuária).

Tarde

14 h – Palestra: Análise de custo de uma Unidade de produção de Cajuína. Palestrante: Maximiliano Arcoverde (Técnico/CODEVASF).

16h – Orçamento Forrageiro – Aplicativo Digital. Palestrante: Equipe Projeto Sertão Empreendedor/SEBRAE.

14h às 18h – Julgamento de caprinos e ovinos.

E mais:

– Demonstração de Kit Pastagem

– Exposição/Comercialização de Hortaliças

– Exposição/Comercialização de Artesanato Rural

– Unidade de Produção de Galinha Caipira

– Exposição de criação de peixe em viveiro escavado

– Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

– Gerência Municipal de Meio Ambiente

Noite

19h – Leilões

21h – Início dos shows musicais

Joelma Borges e Banda

Taty Girl

Fafá Santana

Alcymar Monteiro

Gabriel Diniz

Wallas Arrais

DOMINGO – 27 DE MAIO

69ª Festa do Vaqueiro de Oeiras

6h – Café da Manhã na Fazenda Barreiro

8h – Cavalgada e Bênção dos Vaqueiros

9h – Início dos páreos no Parque de Exposições Antônio Tapety

13h – Almoço e Forró dos Vaqueiros com show de Gonzaga Lu

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais