Cidadeverde.com

Sediada em Oeiras, Conferência Intermunicipal de Educação reúne representantes de 15 municípios

Oeiras sediou nesta terça-feira, 26, a 3ª Conferência Intermunicipal de Educação, evento que faz parte das atividades de preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE - 2018). A Conferência Intermunicipal é um momento de discussão, que tem como propósito trabalhar os indicadores, políticas públicas e deliberar propostas que subsidiem o Plano Nacional de Educação (PNE).

Realizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento reuniu representantes de 15 municípios do Território Vale do Canindé – Cajazeiras, Colônia do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa, São Francisco do Piauí, São João da Varjota, Tanque do Piauí, Wall Ferraz, Campinas do Piauí, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Isaías Coelho, Santo Inácio, São Francisco de Assis do Piauí.

A Conferência contou com apresentações artísticas da Banda Geração Jovem e do Coral Boa Sementes, formados por alunos das escolas municipais Juarez Tapety e Girassol, respectivamente. Em seguida, aconteceu a abertura oficial do evento, com a palestra ‘A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE’, proferida pela professora Tiana Tapety, secretária de Educação do município de Oeiras.

Após aprovação do regimento interno, a Conferência foi dividida em eixos, que debateram as seguintes temáticas: O PNE na articulação do SNE, instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; planos decenais e SNE, com abordagens sobre: qualidade, avaliação e regulamentação de políticas educacionais; Gestão Democrática, participação popular e controle social; Democratização da Educação, acesso, permanência e gestão; Educação e Diversidade, direitos humanos, justiça social e inclusão; Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento da Educação, formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; Financiamento da Educação, gestão, transparência e controle social.

Na sequência, foram realizadas plenárias para a votação do texto final da Conferência e a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Educação.

A 3ª Conferência Intermunicipal de Educação contou com a participação de cerca de 140 pessoas, entre representantes da Educação Básica, Educação Superior, Educação Profissionalizante, estudantes, pais de estudantes, membros do Poder Legislativo e da sociedade civil organizada.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais