Cidadeverde.com

Sede do Samu de Oeiras é inaugurada e há entrega de ambulâncias

Foto: Mural da Vila

A sede permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Oeiras foi inaugurada pelo prefeito José Raimundo no último sábado (22). Na obra, foram investidos cerca de R$ 442 mil, advindos de recursos próprios do município.

O prédio do SAMU está situado próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital Regional Deolindo Couto, uma localização estratégica, que permite maior eficácia assistencial e facilita o acesso das equipes aos locais de ocorrências em todas as regiões da cidade, dando mais celeridade ao atendimento prestado pelo serviço, que funciona ininterruptamente para garantir socorro à população oeirense, em situações de urgência e emergência.

 

A estrutura do SAMU foi completamente construída com recursos próprios do município, fato que só foi possível, graças ao equilíbrio adquirido na área da saúde, através das emendas de custeio demandadas pelo senador Ciro Nogueira(PP). Esses incrementos de custeio no município de Oeiras possibilitaram a construção desta sede do SAMU com recursos próprios", comenta o prefeito.

Ele informa que a base descentralizada foi edificada respeitando padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

"Estamos entregando uma ferramenta de trabalho de fundamental importância para toda a estrutura de saúde do município, que atualmente conta com mais de 50 espaços - sejam eles pontos de atendimento, postos de saúde ou unidades básicas. Aqui estamos entregando uma estrutura construída dentro de todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, inclusive com espaço para recebermos o SAMU Avançado", acrescenta Zé Raimundo, pontuando que os investimentos feitos pela Prefeitura de Oeiras estão transformando a realidade do acolhimento em saúde no município.

"No interior do Piauí, nenhuma cidade tem uma estrutura como essa. Nada se faz apenas com equipamento, temos aqui uma equipe comprometida, apaixonada. E uma estrutura como essa é uma referência. Acho que todos os gestores municipais devem tomar conhecimento e usar Oeiras como referência nessa área no nosso Estado", ressalta o senador Ciro Nogueira.

Na oportunidade, a Prefeitura de Oeiras também entregou uma ambulância e três veículos utilitários para instituições de saúde de Oeiras - Secretaria Municipal de Saúde, CER/APAE e CAPS. Os veículos são apropriados para o transporte de pacientes.

"Estamos fazendo a entrega de uma van para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), outra para o Centro Especializado em Reabilitação - CER II e o transporte sanitário eletivo, que irá nos ajudar na condução dos pacientes para nossa referência - Teresina, Picos e Floriano - dentro de uma situação eletiva. Também continuamos com a proposta de estarmos adquirindo por todo o ano de 2019 uma viatura da Unidade de Suporte Avançado, para enriquecer e fortalecer ainda mais a rede de urgência emergência dentro do Território de Saúde do Vale do Canindé, que tem Oeiras como referência", conclui secretária de saúde Auridene Freitas.

Atualmente, Oeiras dispõe de três unidades de suporte básico do SAMU, oferecendo atendimento por intermédio de Centrais de Regulação de Urgência, através do telefone 192.

 

Com informações do Mural da Vila
redacao@cidadeverde.com