Cidadeverde.com

SAAE de Oeiras recomenda análise da água de poços privados

Uma água bem tratada é de fundamental importância para o bem-estar da população. Pensando nisso, a equipe do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Oeiras recomenda aos donos de poços localizados em áreas privadas, como chácaras, roças e propriedades adjacentes, se dirijam ao SAAE para solicitar a análise da qualidade da água fornecida por esses poços. O objetivo é melhorar e adequar a água dos poços que não estiverem nos padrões para consumo humano.

Segundo a chefe do Laboratório de Análises do SAAE, Débora Rêgo, o diagnóstico traz segurança ao saber quais componentes químicos existem na água consumida pelos oeirenses. “Verificamos se o PH está adequado para o consumo humano, além da questão da microbiologia, onde analisamos a água para saber se tem alguma bactéria ou coliformes fecais. Além disso, também averiguamos se os donos dos poços usam cloro, se a dosagem está correta e se o produto está funcionando corretamente na água”, explica.

Ela ressalta que os parâmetros físico-químicos também são analisados. “Verificamos o sulfato, ferro, alcalinidade, dureza, tudo isso presente na água. Se esses elementos estiverem em excesso, podem trazer prejuízo para o ser humano. Além disso também temos a questão da turbidez, onde analisamos se água está clara, límpida.”, enfatiza. No caso de constatação de água inadequada para o consumo humano, o SAAE investiga e pesquisa o tratamento especifico para a água, adequando-a aos padrões de consumo. “Já estamos fazendo isso desde a inauguração do nosso laboratório”, acrescenta Débora Rêgo.

Os interessados em realizar a análise da água dos seus poços devem se dirigir ao SAAE e solicitar o serviço. “Referente a análise microbiológica, caso a pessoa queira solicitar, deve se dirigir ao SAAE e entregamos um saquinho especifico para coletar a água ou nossa equipe também pode estar orientando e realizando essa coleta. Quanto a análise físico-química, a pessoa pode realizar a coleta em uma garrafa pet de água mineral, bem lavada, e trazer para fazermos a análise. Os resultados da físico-química são entregues no mesmo dia. Já a microbiológica, necessitamos de 24 horas para obtenção dos resultados. Fazemos o semeio do reagente e colocamos na estufa, após as 24 horas já estamos com os dados em mãos”, finaliza a responsável pelo laboratório.

Fonte: Ascom