Cidadeverde.com

Simpósio sobre experiência educacional de Oeiras reúne gestores do Piauí e Maranhão

Colocando a Educação em primeiro lugar, Oeiras está se tornando referência no assunto. Nesta quinta-feira, 24, a cidade recebeu gestores de 21 municípios do Piauí e do Maranhão no ‘Simpósio sobre a Educação de Oeiras’. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento destacou estratégias possíveis para a transformação educacional e contribuiu para que a Educação dos municípios participantes avance a partir do compartilhamento de ações exitosas da rede municipal de Oeiras.

O simpósio foi conduzido pela professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, que apresentou experiências pedagógicas e educacionais de Oeiras como inspiração para os demais gestores. “A ideia do simpósio se deu porque os resultados da educação chegaram e a partir do momento que eles chegaram foram ficando cada vez mais evidentes, chamando a atenção de outros municípios. Tivemos muita procura e decidimos reunir todas as pessoas que estavam nos procurando neste simpósio e foi extremamente importante partilhar. Partilhar nosso fazer pedagógico, nossa forma de fazer gestão. Isso nos dá uma responsabilidade muito grande, pois estamos sendo vistos, sendo olhados. Então, não podemos retroceder um milímetro, muito pelo contrário, precisamos avançar muito mais”, argumenta a secretária.

O prefeito José Raimundo ressalta que diversos fatores contribuem para que a Educação de Oeiras seja modelo de qualidade. “Não tem receita, o que temos é trabalho, comprometimento e vontade política. Com isso, conseguimos ultrapassar o obstáculo da descrença. Aqui, as coisas são tratadas com seriedade, priorizando a educação de forma equânime, oferecendo as mesmas condições de trabalho e ensino nas zonas rural e urbana da cidade para que as transformações aconteçam e nosso município avance”, enfatiza o prefeito.

Após a participação no simpósio, os representantes das 21 cidades visitaram as escolas municipais Juarez Tapety e Visconde da Parnaíba. “O simpósio foi de grande importância para o conhecimento da educação de Oeiras, que virou notícia nacional, e para mim, esse momento é de procurar mudanças no nosso município e aplicar muito do que foi abordado hoje, com o objetivo de melhorar nossa educação e o aprendizado dos nosso alunos”, pontua Epitácio Lopes, representante da rede educacional do município de Santo Antônio de Lisboa.

Para Raimundo Neto, secretário de Educação do município de Barão do Grajaú (MA), o simpósio proporcionou uma importante troca de experiências. “Essas troca de experiências vai surtir muito efeito, tanto para o município de Oeiras, que hoje é uma referência em educação, quanto para nós, que estamos também buscando nosso espaço e elevando nossa educação. Creio que sairemos hoje com outra visão de que podemos, juntos, de mãos dadas, elevar nossa educação, tanto no quesito organização quanto no quesito pedagógico. A partir de então, sentaremos com nosso corpo pedagógico e administrativo e traçaremos metas para que possamos, lá na frente, colher os resultados e quiçá chegar ao nível de Oeiras ou mais além”, planeja o gestor.

“Excelente o evento, trouxe coisas que a gente já sabe e agora teremos que enfrentar para que realmente a educação do nosso município mude. Foi uma experiência excelente, com uma secretária que tem muito conhecimento e o principal, a vontade de fazer”, elogia a secretária de Educação do município de Paes Landim, Lucinete Borges.

O Simpósio sobre a Educação de Oeiras contou com a participação de secretários municipais e equipe técnica dos municípios de Valença, Pio IX, Paes Landim, Ipiranga do Piauí, São João da Varjota, Barão do Grajaú (MA), Dom Expedito Lopes, Massapê do Piauí, Angical, Inhuma, Jaicós, Aroeiras do Itaim, Landri Sales, São José do Peixe, Isaías Coelho, Santa Rosa do Piauí, São João da Canabrava, Simões, Colônia do Piauí, Floresta do Piauí e Santo Antônio de Lisboa.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais