Cidadeverde.com

Zé Raimundo entrega veículo para Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Oeiras recebeu na manhã desta segunda-feira, 04, um veículo utilitário para transporte de seus usuários. A entrega foi feita pelo prefeito José Raimundo e pela secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas. Segundo a secretária, o veículo oferecerá mais conforto e acessibilidade aos usuários do CAPS.

“Hoje fizemos a entrega de um veículo adaptado que vai facilitar o deslocamento dos usuários, com maior comodidade e conforto. Temos cerca de 30 usuários intensivos no serviço que todos os dias são pegos em domicílio, ficam o dia todo no CAPS e no final da tarde são deslocados novamente para seus domicílios”, pontua Auridene, ressaltando que o Centro passou, recentemente, por adequações na estrutura. “Fizemos uma melhor adequação do espaço do CAPS, reformamos toda a casa com o propósito de melhor atender tanto os servidores como os usuários”, completa a secretária.

Para o prefeito José Raimundo, o veículo vai facilitar a rotina de trabalho do órgão que desenvolve ações de extrema importância no atendimento dos usuários, no município de Oeiras. “Trabalhamos para oferecer as melhores condições para que a população seja atendida com dignidade”, afirma Zé Raimundo.

Mantido pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS é um centro de referência, voltado para o tratamento e acolhimento de usuários com transtornos mentais, que oferece atendimento médico e psicossocial, além de desenvolver atividades em grupo, visitas domiciliares e outras ações que estimulam a integração social e familiar.

A instituição trabalha a saúde mental, oferecendo assistência extra-hospitalar que reduz e evita internações psiquiátricas, visando a ressocialização dos usuários. De acordo a coordenadora do CAPS, Suely Viana, diariamente, são oferecidos atendimentos a aproximadamente 70 pessoas, 30 delas usuários intensivos do Centro.

Desde 2017, o CAPS de Oeiras conta um médico psiquiatra em sua equipe multidisciplinar, formada também por médico clínico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, pedagogo, educador físico, técnico em enfermagem, artesão e atendente de farmácia. 

Fonte: Ascom