Cidadeverde.com

Curso qualifica profissionais sobre produtos à base de peixe em Oeiras

Com o objetivo de qualificar a mão-de-obra culinária do pescado, contribuindo para a segurança alimentar no município, a Prefeitura de Oeiras, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 11, o curso Gastronomia à Base de Peixe.

A capacitação ocorre na Casa da Merenda e tem como público-alvo proprietários de estabelecimentos gastronômicos que comercializam pratos que têm o peixe como matéria-prima. As aulas foram introduzidas por noções teóricas sobre boas práticas para serviços de alimentação, conteúdo mediado pela técnica da Vigilância Sanitária, Albina Brandão, que apresentou aos participantes informações sobre a manipulação, conservação e higiene dos alimentos, tendo como referência as exigências da legislação sanitária.

Nas aulas práticas, ministradas pela culinarista, Elda Santana, os participantes vão aprender mais sobre os tipos de corte e aproveitamento do peixe em receitas diversas. Ao final do curso, que acontece até quarta-feira, 13, será realizado um concurso gastronômico, que premiará as três melhores produções culinárias à base de peixes.

Além disso, será lançado um material promocional com informações sobre boas práticas de higiene e manipulação de pescados, onde estarão contidas também as melhores receitas apresentadas pelos participantes durante o curso.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, comenta que, além de oferecer conhecimentos sobre práticas de higiene e manipulação do peixe, o curso funciona como incremento à geração de renda no setor gastronômico. “A ideia de realizar o curso sobre Gastronomia à Base de Peixe veio por conta da Semana Santa, que já se aproxima. Então, unimos esse trabalho ao da Vigilância Sanitária, que está trabalhando com os participantes o descarte dos resíduos produzidos no manejo do peixe. O curso vem para trabalhar as técnicas de melhoramento na manipulação do peixe, para que os produtos sejam mais rentáveis, agregando mais valor aos pratos vendidos nesses estabelecimentos”, pontua a secretária, informando que, na próxima semana, os fornecedores de peixe também vão passar por uma qualificação, oferecida pela Prefeitura de Oeiras.