Cidadeverde.com

Curso qualifica profissionais sobre produtos à base de peixe em Oeiras

Com o objetivo de qualificar a mão-de-obra culinária do pescado, contribuindo para a segurança alimentar no município, a Prefeitura de Oeiras, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Indústria e Comércio e de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 11, o curso Gastronomia à Base de Peixe.

A capacitação ocorre na Casa da Merenda e tem como público-alvo proprietários de estabelecimentos gastronômicos que comercializam pratos que têm o peixe como matéria-prima. As aulas foram introduzidas por noções teóricas sobre boas práticas para serviços de alimentação, conteúdo mediado pela técnica da Vigilância Sanitária, Albina Brandão, que apresentou aos participantes informações sobre a manipulação, conservação e higiene dos alimentos, tendo como referência as exigências da legislação sanitária.

Nas aulas práticas, ministradas pela culinarista, Elda Santana, os participantes vão aprender mais sobre os tipos de corte e aproveitamento do peixe em receitas diversas. Ao final do curso, que acontece até quarta-feira, 13, será realizado um concurso gastronômico, que premiará as três melhores produções culinárias à base de peixes.

Além disso, será lançado um material promocional com informações sobre boas práticas de higiene e manipulação de pescados, onde estarão contidas também as melhores receitas apresentadas pelos participantes durante o curso.

Carla Martins, secretária municipal de Indústria e Comércio, comenta que, além de oferecer conhecimentos sobre práticas de higiene e manipulação do peixe, o curso funciona como incremento à geração de renda no setor gastronômico. “A ideia de realizar o curso sobre Gastronomia à Base de Peixe veio por conta da Semana Santa, que já se aproxima. Então, unimos esse trabalho ao da Vigilância Sanitária, que está trabalhando com os participantes o descarte dos resíduos produzidos no manejo do peixe. O curso vem para trabalhar as técnicas de melhoramento na manipulação do peixe, para que os produtos sejam mais rentáveis, agregando mais valor aos pratos vendidos nesses estabelecimentos”, pontua a secretária, informando que, na próxima semana, os fornecedores de peixe também vão passar por uma qualificação, oferecida pela Prefeitura de Oeiras.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Oeirascurso