Cidadeverde.com

Com recolhimento de material reciclável no centro comercial, Prefeitura amplia coleta seletiva em Oeiras

A população oeirense está mudando de hábitos e se preocupado mais com o meio ambiente e com a destinação correta dos resíduos que produz. Atenta a isso, a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), está adotando medidas para incentivar ainda mais o comportamento sustentável e responsável com relação à gestão dos resíduos.

Nesta terça-feira, 26, foi iniciado, de modo experimental, o recolhimento de papelão em lojas, supermercados e outros estabelecimentos no centro comercial de Oeiras. O papel é um dos materiais de maior volume da coleta seletiva e necessita de uma atenção especial na hora do descarte.

Os resíduos coletados foram levados para a Central de Reciclagem, onde passam por uma prensagem e, em seguida, são destinados para uma associação de catadores de lixo, que garantem renda através da comercialização do material. A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Administração e Planejamento, Luiz Nunes, e pelo gerente municipal de Meio Ambiente, Adriano Ferreira.

Nas próximas semanas, a Prefeitura ampliará a coleta de materiais reaproveitáveis para outras áreas da cidade. Segundo o prefeito José Raimundo, o projeto vai promover a geração de renda e a inclusão social dos agentes que atuam no mercado de reciclagem em Oeiras. O resultado da iniciativa vai produzir melhorias urbanas e impulsionar a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município.

Central de Reciclagem

A Prefeitura de Oeiras também investiu na construção de uma Central de Reciclagem, onde é feito o armazenamento, a triagem e a prensagem de todo o material oriundo da coleta seletiva. O espaço, localizado no Bairro Uberaba, será inaugurado oficialmente nos próximos dias e dará melhor condição de trabalho aos catadores, gerando renda para as famílias.

Na semana passada, a Prefeitura iniciou recolhimento de pneus em diversos estabelecimentos da cidade, como postos de combustíveis, lojas de pneus e borracharias. Os pneus foram armazenados no Centro de Reciclagem e serão recolhidos por uma associação responsável pela logística reversa desse tipo de material, que o encaminhará para destinação ambientalmente correta.

PEV

Outra medida da Prefeitura de Oeiras para incentivar a coleta seletiva, a foi a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de material reciclável em três espaços da cidade – Mercado Municipal Dona Lili, Terminal Rodoviário e Praça Zé de Helena. A população pode colaborar separando o papel, plástico, metal e vidro para levá-los em um dos três Postos de Entrega Voluntária disponíveis na cidade.

A coleta de lixo regular, realizada em toda a cidade, continua sem alteração, com o recolhimento dos detritos diariamente.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais