Cidadeverde.com

Sebrae e Semic oferecem consultoria a 40 empreendedores em Oeiras

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – Semic/Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, levou neste mês de março consultoria empresarial para 40 pequenos empreendedores do município de Oeiras. A consultoria faz parte do programa ‘Negócio a Negócio’, do Sebrae, que se propõe a fazer um diagnóstico da gestão empresarial e oferecer soluções que contribuam para o sucesso das empresas.

“O programa ‘Negócio a Negócio’ foi uma forma que o Sebrae encontrou de ir até o empresário conhecer o seu empreendimento e, através de um diagnóstico, encontrar possíveis problemas que esses empresários tenham. São duas visitas – a primeira é um cadastro e aplicação de diagnóstico e a segunda, em no máximo 15 dias, é para entregar o resultado dessa conversa, onde trazemos possíveis soluções, indicadas pelo Sebrae e ofertadas em parceria com a Semic”, destaca Aurélio Freitas, agente de orientação empresarial do Sebrae.

O programa atende de forma continuada empreendedores individuais e empresários de pequenos negócios da economia popular. “O benefício para o microempreendedor individual é transmitir o conhecimento para que ele possa administrar corretamente sua empresa, fazendo o controle de caixa diário corretamente, separando sua vida pessoal da empresarial, estipulando pró-labore, controle de estoque, que muitos deixam a desejar por não saber como funciona. O Sebrae está aqui para orientar o pequeno a fazer corretamente a administração do seu empreendimento”, acrescenta o consultor.

O pet shop Estilo Animal, situado no Bairro Rodagem de Picos, foi uma das empresas que receberam a consultoria. A proprietária do empreendimento, Auriane de Sá Soares, faz uma avaliação positiva do trabalho desenvolvido. “Se for para dar uma nota, dou dez. Como sou nova no ramo, a visita do consultor me tirou muitas dúvidas, me orientou sobre como organizar melhor o fluxo de caixa, o que entra e o que sai, e me ensinou a fazer um plano de como gerenciar melhor minha empresa”, pontua Auriane, comentando que abriu o pet shop em 2017.

Eduardo Sousa, agente de desenvolvimento da Semic/Sala do Empreendedor, observa que o programa ‘Negócio a Negócio’ é desenvolvido em Oeiras há mais de quatro anos, contribuindo para o fortalecimento do comércio local. “Nós da Semic, como agentes públicos de capacitação, em parceria com o Sebrae, temos essa missão de ir até o empresário, conhecer o dia a dia de atuação dessas pessoas, ver como elas estão trabalhando, quais são suas dificuldades, pontos fracos, pontos fortes para poder apresentarmos soluções e ver como essas pessoas podem trabalhar de forma mais eficaz, podendo obter uma lucratividade maior, podendo gerar emprego e renda e fortalecer, mais ainda, a economia do município”, argumenta.

Após passarem pelas consultorias, os microempreendedores devem participar, em breve, de oficinas ofertadas através da parceria entre a Semic e o Sebrae.

Ascom