Cidadeverde.com

‘Fortalecer para Crescer’: Educação lança Projeto IDEB 2019 em Oeiras

Reafirmando o compromisso com a conquista de bons resultados na educação, a Prefeitura de Oeiras lançou, oficialmente, nesta segunda-feira, 22, o Projeto IDEB 2019. Com o tema ‘Fortalecer para Crescer’, o projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e tem o propósito de estimular a vivência coletiva e motivar gestores, professores e coordenadores das escolas para a busca de novos avanços nos resultados deste ano, quando alunos do 5º e do 9º ano serão avaliados pela Prova Brasil, um dos indicadores para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal avaliação da qualidade da educação no país.

O lançamento do projeto ocorreu no Mirante do Morro da Cruz e contou com apresentações dos Grupos de Bandolins compostos por alunos da Escola Municipal da Várzea (Zezé Ferreira) e Escola Municipal Lourenço Barbosa (Rosário Lemos), além do Grupo de Violões, formado por alunos da Escola Municipal Juarez Tapety. Os grupos fazem parte dos Núcleos de Cultura, mantidos pela SEMED nas escolas do município, como forma de estimular os talentos artísticos dos estudantes.

O projeto ‘Fortalecer para Crescer’ tem como símbolo a carnaúba, árvore sinônimo de resistência, criatividade e produtividade. “O projeto é algo que já vem acontecendo. As nossas ações vêm sendo fortalecidas ano após ano. Ação após ação, nós temos esse crescimento, esse desenvolvimento, esse fortalecimento e esse ano, que é o ano onde vai acontecer a Prova SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), costumeiramente chamada de Prova Brasil, que mede o desenvolvimento e faz uma avaliação da Educação Básica, pensamos em promover um momento que simbolizasse esses investimentos e avanços que a gente vem conquistando”, destaca a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

“Começamos o ano trabalhando com educação em contextos, e cada encontro nosso vai ter um contexto diferente, como uma forma de nós conhecermos nossa cidade, compreendermos o lugar onde vivemos e que para manter o desenvolvimento deste lugar, é preciso que a gente mantenha o desenvolvimento da educação, garantindo o direto de aprender das crianças, porque, garantindo direitos vamos ter a garantia do desenvolvimento do nosso município”, completa a secretária.

Na oportunidade, o prefeito José Raimundo enfatizou que graças à dedicação e compromisso dos profissionais de educação do município, Oeiras se tornou referência em educação pública de qualidade. Segundo o gestor, o desafio agora é ir além, ampliando as estratégias para garantir a consolidação dos avanços. “Todos os projetos da educação são grandiosos. Estamos centrados e fortalecidos para que este projeto de construção do IDEB seja constante e positivo”, pondera o prefeito.

Nesta terça-feira, 23, as atividades do projeto tiveram continuidade, na Casa da Merenda e auditório da SEMED, com formação e oficinas, aplicadas de acordo com os campos de experiências. Também foram realizados diálogos pedagógicos, envolvendo coordenadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – acerca das competências e habilidades do SAEB.

Fonte: ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: OeirasIDEB