Cidadeverde.com

Oeiras promove ‘Caminhada Pedagógica’ e leva professores ao Museu da Natureza

Foto: ascom

Seguindo a proposta de trabalhar a educação em contextos, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu uma “Caminhada Pedagógica” e levou cerca de 100 professores da rede municipal de ensino ao Museu da Natureza. Localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí, o complexo cultural reúne conteúdo histórico que remete da criação do universo até o surgimento da raça humana e seus impactos no meio ambiente.

A atividade pedagógica ocorreu nesta segunda-feira, 06, envolveu professores das turmas de 5° e 9° das escolas municipais e agregou conhecimento multidisciplinar aos docentes. No Museu, eles vivenciaram experiências que proporcionam uma visão mais ampla do papel educacional. “Visitar o Museu da Natureza foi uma experiência que vou levar para resto da minha vida. Acredito que todos os professores sintam o mesmo que eu. É um aprendizado que podemos colocar em sala de aula de todas as formas, ele é multidisciplinar”, comenta a professora de História, Elaine Sá.

Foto: ascom

“A viagem foi maravilhosa. O Museu da Natureza pega tanto a questão tradicional quanto a tecnologia. Então foi muito importante conhecer para a gente valorizar e levar esse conhecimento para nossos alunos. Essa iniciativa da SEMED foi maravilhosa”, elogia Ana Maria Valentim, professora da Escola Municipal Alzira Tapety, localizada no povoado Briona, zona rural do município. Coordenadores e supervisores também participaram do encontro.

A professora Carlane Leal, supervisora de Ciências da SEMED, reforça a importância da caminhada pedagógica. Para ela, o museu reflete sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A Educação Ambiental é pauta mundial. Essa visita fomentou ainda mais o nosso conhecimento nesse aspecto. Essa formação é importante para levar e despertar junto aos nossos alunos todo o conhecimento que adquirimos durante a visita”, pontua. 

A secretária municipal de Educação, professora Tiana Tapety, destaca que a Caminhada Pedagógica tem o propósito de ampliar a capacidade dos profissionais da rede municipal de ensino para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. “A visita ao Museu da Natureza nos modifica enquanto pessoas e profissionais. Modifica a nossa natureza de ser humano, de entender o espaço natural, o espaço ecológico e de conhecimento, pois o museu mostra a evolução do Homem. Nós precisamos evoluir e caminhar cada vez mais com passos largos e firmes, para que ampliemos nosso conhecimento cientifico, e que possamos agregar aos nossos saberes uma nova forma de ensinar. Só vamos ensinar se primeiro aprendermos. Ampliamos a nossa forma de ver e entender o mundo, além de servir como uma forma de motivação para os nossos professores”, pontua.

Fortalecer para Crescer

Durante a Caminhada Pedagógica, a SEMED lançou para os professores o projeto Fortalecer para Crescer, que tem o intuito de estimular a vivência coletiva e motivar os profissionais de educação para a busca de novos avanços no IDEB 2019. O projeto sistematiza ações estratégicas relacionadas ao programa de ensino do município, investe em formação, avaliação e monitoramento, além de aprimorar as práticas e qualificar os processos pedagógicos, visando sempre a elevação dos níveis de aprendizado dos alunos.

O ‘Fortalecer para Crescer’ tem como símbolo a carnaúba, árvore sinônimo de resistência, criatividade e produtividade. Na ocasião, os professores assinaram um banner, selando o compromisso com o desenvolvimento e promoção de uma educação de qualidade no município de Oeiras.

Foto: ascom

Fonte: ascom


  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais