Cidadeverde.com

Sistema prisional de Oeiras recebe vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Coordenação Municipal de Imunização, junto à equipe de Enfermagem da Penitenciária de Oeiras, realizou na manha desta quinta-feira, 09, a vacinação contra gripe para os funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, ambos, grupos prioritários para a campanha. Na ação, 57 detentos e 12 funcionários foram imunizados.

A enfermeira Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Semusa, explica que a vacinação contra a Influenza para este público é preconizada pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que oferece ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no sistema prisional, em todo o itinerário carcerário para toda a população privada de liberdade, e também para os profissionais destes serviços.

 “Todos os tipos de agravos em saúde que acometem a população geral também são encontrados no sistema prisional, mas podem ser potencializados devido às condições de confinamento. A estrutura das celas geram impacto direto nas demandas de saúde, pois propiciam o surgimento de agravos ou os potencializam, facilitando a transmissão de doenças”, argumenta a coordenadora.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais