Cidadeverde.com

Oeiras realiza ação pelo Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes

O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), e intermédio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar, realizou nesta sexta-feira, 17, uma grande mobilização, na Praça de Eventos. A atividade também contou com a parceira da Secretaria Municipal de Juventude e reuniu profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente e centenas de estudantes da rede pública.

O objetivo do evento foi promover uma ação de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Oeiras, apresentar os serviços existentes na rede de proteção e sensibilizar a população quanto a importância da denúncia nos casos de abuso ou exploração sexual desse público.

A SEMAS informa que o combate ao abuso e exploração sexual de menores é uma pauta cotidiana da rede de assistência social do município de Oeiras. Durante o mês de maio, as ações são intensificadas dentro de uma programação, desenvolvida pelas equipes do CREAS e Conselho Tutelar. Ao longo do mês, eles levaram para escolas da cidade o debate sobre o assunto, através de palestras e exibição de sessões do curta-metragem “O Silêncio de Lara”, que aborda a temática, contribuindo para a prevenção de abusos e denúncia dos agressores.

O filme foi exibido para estudantes do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Escola Municipal Visconde da Parnaíba, Escola Municipal Juarez Tapety e CETI Pedro Sá. Nesta sexta-feira, durante a culminância do projeto, os alunos dessas escolas realizaram uma série de apresentações artísticas – paródias, jogral, dança, poesias e encenações – com o propósito de mobilizar e conscientizar a sociedade a participar da luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Além as apresentações artísticas, aconteceu a entrega de uma premiação para os estudantes que obtiverem o melhor desempenho na elaboração de uma redação sobre a temática do 18 de maio. Os autores dos melhores textos foram premiados com R$ 150, cada.

Em 2018, 17 de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram acompanhados pelo CREAS, segundo levantamento feito pela instituição. Este ano, já são 04 casos notificados.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais