Cidadeverde.com

31 famílias recebem melhorias sanitárias na zona rural de Oeiras

Na manhã desta quinta-feira, 11, o prefeito José Raimundo esteve nas comunidades Queimadas e Bocaina, na zona rural de Oeiras, onde 31 famílias já foram contempladas com melhorias sanitárias, através da instalação de banheiros. Ao todo, serão construídos 44 banheiros, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Oeiras e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na localidade Queimadas foram construídas 14 unidades; na Bocaina foram entregues 17, de um total de 30 banheiros. Segundo Zé Raimundo, as obras oferecem mais dignidade aos moradores do campo, que passam a contar com condições sanitárias básicas para uso racional da água, higiene e destino adequado dos dejetos domiciliares.

As melhorias sanitárias domiciliares promovem o controle de doenças e outros agravos ocasionados pela falta ou inadequação das condições de saneamento básico nos domicílios. As intervenções promovidas nos domicílios têm o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias.

Cada banheiro é composto por chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água, sistema de tratamento de esgoto sanitário dotado de fossa séptica e filtro anaeróbio. Cada um projeto segue as normas vigentes publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

ascom